Topo

Grêmio

Torcedor do Grêmio é flagrado imitando macaco para colorados na Arena

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

13/03/2020 15h33

O clássico Gre-Nal de ontem foi marcado por confusões dentro de campo. Mas fora dele também houve espaço para uma prática recorrente em duelos entre Grêmio e Inter. Um torcedor gremista imitou um macaco em ato de injúria racial contra colorados.

O vídeo que mostra a atitude foi gravado do espaço reservado aos aficionados visitantes e divulgado nas redes sociais. Um torcedor do Grêmio está olhando para os colorados, ouve alguns xingamentos, e em seguida aparentemente imita o animal, utilizando as mãos e o corpo, em alusão aos aficionados.

A atitude refere-se a uma prática "comum" entre os torcedores do Grêmio. Os colorados são chamados de "macacos" inclusive em cânticos da torcida do Tricolor. Ao chegarem ao estádio ontem, por exemplo, colorados ouviram a música cuja letra é: "Olha a festa, macaco, torcida é coração. Quem não canta é amargo, nunca vai sair campeão...", com palavrões na sequência.

No vídeo, a torcida do Inter responde com um cântico alusivo a esta relação. "Time de racistas, que vergonha ser gremista", diz a música entoada pelos vermelhos.

Além do famoso "caso Aranha", quando o goleiro que defendia o Santos foi chamado de macaco por torcedores gremistas na Arena, há ao menos outras três ocasiões em que o clube azul, branco e preto se viu envolvido em casos deste tipo, principalmente durante clássicos.

Por outro lado, a instituição e a própria administração da Arena não cansam de fazer campanhas de conscientização e contrárias a qualquer manifestação racista.

A avaliação do caso para eventual punição caberá à Conmebol, por se tratar de uma partida de Libertadores. O torcedor não foi identificado.

Grêmio