Topo

Eurocopa - 2021

Coronavírus: Suspensão do Italiano põe em risco a "nova" Eurocopa

Jogos adiados e restrição de deslocamentos põe em xeque a realização da Eurocopa em 12 países - Dan Istitene/Getty Images
Jogos adiados e restrição de deslocamentos põe em xeque a realização da Eurocopa em 12 países Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Arthur Sandes e Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo

09/03/2020 19h17

Todos os jogos do Campeonato Italiano que seriam neste mês estão suspensos, em consequência das restrições impostas hoje pelo governo do país. Por causa do novo coronavírus (covid-19), qualquer evento esportivo está adiado até segunda ordem, e até um jogo da Juventus pela Liga dos Campeões está cercado de indefinições. O cenário coloca em risco o novo formato da Eurocopa, cuja abertura está marcada para 12 de junho, em Roma.

A Uefa planejou uma Euro-2020 espalhada por 12 países, o que é uma novidade em relação às edições anteriores — concentradas em um único país ou dois fronteiriços. O caso é que todos os países envolvidos no torneio já confirmaram casos de covid-19: juntos, eles somam 11.922 pacientes (quase 11% de todos os casos do mundo). O mais país afetado é justamente a Itália, onde 9.172 pessoas já contraíram a doença. Os números foram atualizados hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde italiano.

Por enquanto a abertura da Eurocopa está marcada para o Estádio Olímpico de Roma, onde Turquia e Itália estreiam na competição. Questionado sobre o assunto nesta semana, Luis Figo, ex-jogador e atual embaixador da Euro-2020, ponderou sobre a possível fragilidade do vírus quando a estação do ano mudar, mas evitou garantir a realização do torneio.

"Claro que é uma preocupação para a Uefa, mas estamos na expectativa e à espera das decisões das entidades competentes", disse Figo na sexta-feira (6). Dias antes o presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse "não poder descartar nada", inclusive o possível cancelamento da Eurocopa. Oficialmente, a Uefa tem limitado suas notas e pronunciamentos oficiais aos jogos de Liga dos Campeões (veja mais abaixo).

A Euro só começa em junho, mas há jogos de seleções previstos para a última semana de março. Oito seleções tentam vaga na repescagem, e 11 partidas estão marcadas para os dias 26 e 31, em países como Noruega (169 casos de covid-19 confirmados) e Islândia (55 casos), por exemplo.

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, determinou hoje uma espécie de quarentena para todo o país. Todas as reuniões públicas estão proibidas, as aulas estão suspensas e os eventos esportivos estão adiados ainda sem data para ocorrer. A Itália ainda restringiu as entradas e saídas de pessoas do país, uma das medidas que não têm prazo para serem derrubadas.

Três rodadas suspensas no Campeonato Italiano

A paralisação dos esportes na Itália até 3 de abril vai suspender quatro datas da Série A: os três jogos que já haviam sido adidados da 25ª rodada, previstos para 18 de março, além das rodadas 27, 28 e 29 completas.

Se tudo correr bem e o Campeonato Italiano for retomado em 3 de abril, seria preciso acomodar esses jogos em 20 dias até o início da Eurocopa, sem considerar o tempo que os atletas se apresentam nas seleções antes da competição começar.

Também será preciso realocar as datas da Copa da Itália. A volta das semifinais já estavam suspensas e a final única ainda não tem nenhum detalhe definido.

Liga dos Campeões em xeque

A determinação do governo italiano para congelar o esporte no país deve afetar também a Liga dos Campeões da Europa. No próximo dia 17, a Juventus teria de receber o Lyon pelo jogo de volta das oitavas de final da Champions, mas o encontro não deve acontecer em Turim. A Uefa e os clubes tentam encontrar uma solução.