PUBLICIDADE
Topo

Itália suspende campeonato de futebol e todos os esportes do país até abril

Jogos do campeonato italiano estavam acontecendo com portões fechados; decisão de hoje exclui competições internacionais - Tullio Puglia - UEFA/UEFA via Getty Images
Jogos do campeonato italiano estavam acontecendo com portões fechados; decisão de hoje exclui competições internacionais Imagem: Tullio Puglia - UEFA/UEFA via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/03/2020 15h21Atualizada em 09/03/2020 18h08

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou a suspensão de todas as modalidades esportivas disputadas em equipe em todos os níveis do país até o próximo dia 3 de abril por causa do surto de coronavírus. A decisão confirma um pedido do Comitê Olímpico Italiano (CONI) feito após reunião entre o presidente do comitê Giovanni Malagò e representantes de federações de esportes coletivos.

Com isso, o Campeonato Italiano e outras competições ficarão paralisados até o mês que vem. A primeira divisão já teve os jogos da 26ª rodada adiados da semana passada para hoje.

Ontem, Conte já havia decretado quarentena nas regiões da Lombardia, Veneza, no norte de Emiglia de Romana e no leste de Piemonte, além do fechamento de cinemas, museus e teatros. Hoje, ele estendeu a quarentena para o país inteiro.

O documento do CONI afirma que as competições internacionais, tanto para clubes quanto para seleções nacionais, não se enquadram na decisão do Comitê. Ou seja, serão suspensas, ao menos por enquanto.

A Itália é o país europeu mais atingido pelo surto de coronavírus e um dos mais afetados em todo o mundo. O número de infectados já passou de 9 mil, e até a manhã desta segunda-feira (9), eram 463 mortos.