Topo

Série B - 2019

América-MG deixa vaga na série A escapar ao perder para time já rebaixado

Goleiro Airton (à dir.) chora após derrota do América-MG para o São Bento - Fernando Moreno/AGIF
Goleiro Airton (à dir.) chora após derrota do América-MG para o São Bento Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/12/2019 04h00

O América-MG jogará a Série B do Campeonato Brasileiro novamente na temporada de 2020. A campanha da equipe mineira foi uma montanha-russa de emoções para o seu torcedor, que viu seu time de coração flertar com a zona de rebaixamento após o fim do primeiro turno e acabou com muito drama, após a derrota para o já rebaixado São Bento, em pleno Independência, com mais 20 mil espectadores, e que decretou a permanência da equipe na Série B.

A equipe mineira chegou à última rodada do campeonato nacional torcendo por um tropeço do Atlético-GO, quarto colocado, que jogou contra o Sport, para poder sonhar com a Série A no ano que vem. O Leão da Ilha segurou a pressão dos goianos e com o resultado, o América dependia apenas de si para conquistar a vaga na elite do futebol brasileiro. No entanto, acabou perdendo de 2 a 1 para o São Bento e o acesso ficou com o Dragão.

O primeiro turno do América-MG foi muito abaixo do esperado - em 19 partidas, foram 6 vitórias, 6 empates e 7 derrotas - acabando a primeira parte do campeonato na 13ª posição, a quatro pontos da zona do rebaixamento.

Já o segundo turno superou todas as expectativas. Os comandados de Felipe Conceição conseguiram somar 37 pontos - vencendo 11 partidas, empatando 4 e perdendo 4.

A partida contra o São Bento tinha todos os ingredientes para coroar um segundo turno muito bom, podendo chegar a 40 pontos somados e se isolar como detentor do melhor returno da Série B.

Porém, a equipe mineira foi para o intervalo já com o placar de 2 a 0 contra e mesmo com gol do meio-campista Juninho na segunda etapa e muita pressão no fim do jogo, o empate não veio e o acesso também não.

O América-MG terminou o campeonato nacional na 5ª colocação com 61 pontos, um atrás do Atlético-GO. Um ponto a mais faria os mineiros conquistaram a quarta colocação, já que superaria a equipe goiana no número de vitórias.