Topo

Flamengo mira tricampeonato brasileiro em apenas uma temporada. Entenda

Flamengo pode ser tricampeão brasileiro em 2019: já levou o sub-17, está na final do sub-20 e bem próximo no profissional  - Alexandre Vidal/Flamengo
Flamengo pode ser tricampeão brasileiro em 2019: já levou o sub-17, está na final do sub-20 e bem próximo no profissional Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Alexandre Araújo e Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/11/2019 12h00

A hegemonia do Flamengo poderá ser traduzida não somente entre os profissionais em 2019. Até o fim desta temporada, o clube tem a chance de ostentar um tricampeonato brasileiro no mesmo ano.

O Rubro-negro já se tornou campeão brasileiro sub-17 em agosto, ao derrotar o Corinthians. Ontem (17), em jogo manchado por uma pancadaria após o apito final, o time sub-20 se classificou para a final da competição nacional e enfrentará o Palmeiras.

O Alviverde, aliás, é o único que ainda tem chances de tirar o título brasileiro do Flamengo no profissional. Porém, caso não vença o Grêmio na próxima rodada, os cariocas já serão oficialmente campeões.

Vale lembrar que as competições sub-17, sub-20 e profissional são as únicas chanceladas pela Confederação Brasileira de Futebol como Campeonato Brasileiro masculino. A entidade também tem como competições oficiais o Campeonato Brasileiro Feminino e o Campeonato Brasileiro de Aspirantes (sub-23).

Tríplice Coroa no profissional

A tríplice coroa rubro-negra não poderá ficar somente restrita aos Campeonatos Brasileiros deste ano. O clube tem no próximo sábado (23) a final da Copa Libertadores contra o River Plate (ARG) em Lima, no Peru.

Caso o Flamengo conquiste o bicampeonato da competição sul-americana (o primeiro foi em 1981) e o Brasileirão, o time da Gávea terá sido campeão de três torneios profissionais em 2019: Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro e Libertadores.

A grande fase vivida pela equipe também desperta o outro lado da moeda, que são os que torcem contra o sucesso do Rubro-negro. O técnico Jorge Jesus, porém, prefere enxergar a situação como algo positivo.

"Os melhores são sempre os que têm mais adversários contra. No Brasil, o Flamengo é uma nação. Há torcedores que são contra o Flamengo. É saudável, é preciso isso no futebol, com respeito. Estou mais preocupado com a expulsão (do Gabigol, ontem, contra o Grêmio), do que com os torcedores xingarem", disse.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A final da Libertadores será no sábado (23), não no domingo (24), como escrito anteriormente.