Topo

Atlético-MG vê "mata-mata" em briga contra o rebaixamento no Brasileirão

Atlético-MG tenta reagir em 2019 para fugir do rebaixamento - Itawi Albuquerque/AGIF
Atlético-MG tenta reagir em 2019 para fugir do rebaixamento Imagem: Itawi Albuquerque/AGIF

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

30/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Atlético-MG terá sequência de cinco jogos decisivos em 2019. Time enfrentará concorrentes diretos na luta contra o descenso
  • Chapecoense (19ª, com 18 pontos), Fortaleza (14º, com 32), Goiás (10º, com 38), Cruzeiro (17º, com 29) e Fluminense (16º, com 30) serão os rivais
  • Jogadores encaram a série como uma competição eliminatória: "Parece até um mata-mata. Todo mundo perto um do outro", disse Igor Rabello
  • A disputa contra o rebaixamento já se tornou o discurso oficial do elenco na Cidade do Galo. Não há mais quem pense em vaga na Libertadores 2020

O Atlético-MG tem uma sequência decisiva para lutar contra o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Com 35 pontos, time fará cinco jogos diante de concorrentes diretos e precisa de triunfos para se garantir na elite do futebol nacional em 2020.

A série se inicia hoje, às 19h30 (de Brasília), diante da Chapecoense (19ª, com 18 pontos), na Arena Independência, pela 29ª rodada. Na sequência, o time comandado por Vagner Mancini jogará contra Fortaleza (14º, com 32), Goiás (10º, com 38), Cruzeiro (17º, com 29) e Fluminense (16º, com 30) até a 33ª rodada.

Com seis pontos de vantagem para o arquirrival Cruzeiro, primeiro da zona de rebaixamento, o Galo encara a sequência final do Brasileiro como uma competição de mata-mata.

"Parece até um mata-mata. Todo mundo perto um do outro. Jogos de vida ou morte. É sempre buscar a vitória. Se não der para ganhar, não perder... o objetivo é buscar pontos. Temos que pontuar para sair dessa situação chata. A gente sabe que chega no fim do campeonato e as equipes que estão embaixo precisam ganhar de qualquer maneira. Sabemos da dificuldade que é. É estar focado como foi contra o Santos para sair com o resultado positivo", disse Igor Rabello.

A briga contra a degola é vista como uma realidade no dia a dia da Cidade do Galo. Até os principais líderes temem uma nova queda do clube para a Série B.

"Na verdade, preocupa há um bom tempo, a gente não vinha com bons jogos. Óbvio que a gente não quer olhar para a parte de baixo da tabela. Realmente, a gente tem procurado fazer bons jogos, somar pontos, que é o mais interessante neste momento no campeonato. É nisso que estamos focados, em somar pontos, vencer jogos, recuperar a confiança para nos afastarmos desse pelotão de baixo, para não ficarmos pensando em zona de rebaixamento e para atingirmos os 45 pontos o quanto antes", reconheceu o lateral Fábio Santos.

FICHA TÉCNICA
Atlético-MG x Chapecoense

Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 30 de outubro de 2019 (quarta-feira)
Horário: às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (FIFA/BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
VAR: Paulo Roberto Alves Junior (PR)

ATLÉTICO-MG: Cleiton; Guga, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Nathan, Elias, Luan, Cazares e Otero; Franco Di Santo (Ricardo Oliveira). Técnico: Vagner Mancini.

CHAPECOENSE: Tiepo; Eduardo, Douglas, Rafael Pereira e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Elicarlos, Camilo; Roberto, Henrique Almeida e Everaldo. Técnico: Marquinhos Santos.