Topo

Palmeiras

Diogo Barbosa mantém status de titular absoluto com Mano, mas não engrena

Diogo Barbosa durante entrevista coletiva na Academia de Futebol - Reprodução/TwitterPalmeiras
Diogo Barbosa durante entrevista coletiva na Academia de Futebol Imagem: Reprodução/TwitterPalmeiras

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

29/10/2019 12h00

Resumo da notícia

  • Diogo Barbosa é um dos poucos que atuaram em todas as partidas sob o comando de Mano
  • Lateral custou mais de 3 milhões de euros e ainda não engrenou no Palmeiras
  • Victor Luís segue no aguardo por uma chance no Alviverde

Diogo Barbosa é um dos poucos atletas que foram escalados em todas as partidas desde a chegada de Mano Menezes ao Palmeiras. Conhecido pelo seu potencial ofensivo, o lateral esquerdo ainda não engrenou e começa a virar alvo de críticas.

Comprado por 3,2 milhões de euros (mais de R$ 14 milhões na cotação atual), o lateral esquerdo ainda não conseguiu justificar o investimento que fez o Alviverde brigar com o Ajax, da Holanda, para comprá-lo.

Como mostram as estatísticas do Sofascore, Diogo finaliza, em média, duas vezes a cada cinco jogos, e não fez nenhum gol no Brasileirão. Ele só deu duas assistências e criou duas boas chances de balançar as redes dos adversários nas 24 vezes que esteve em campo. Sua precisão em cruzamentos é de apenas 26% e, nas bolas longas, de 44%.

Quando está defendendo, o lateral esquerdo já cometeu dois pênaltis e tomou três cartões amarelos. Ele perde, em média, 11,7 bolas por partida, com apenas 36% dos dribles bem-sucedidos.

Diogo fez sucesso com Mano Menezes no Cruzeiro, na época em que os dois chegaram até a eliminar o Alviverde da Copa do Brasil. Candidato a melhor lateral esquerdo daquela temporada, ele ainda não encantou no Alviverde.

O seu substituto imediato é Victor Luís. Sem nenhuma chance sob o comando de Mano Menezes, ele teve o contrato renovado em fevereiro de 2019 até o dezembro de 2022 e garantiu um aumento de cerca de 40% em seu salário só em carteira, sem considerar luvas e direito de imagem.

O último jogo da cria da base palmeirense foi disputado no dia 17 de agosto, no empate por 1 a 1 com o Grêmio, em Porto Alegre. De lá para cá, são mais de dois meses sem atuar ao lado de nomes como Edu Dracena e Antônio Carlos, que também não receberam chances com Mano.

Ao menos para esta quarta-feira, contra o São Paulo, Diogo Barbosa deve continuar entre os titulares. Mano não deu sinal que pretende fazer mudanças na equipe titular.

Palmeiras