Topo

Edmundo pede Tite mais criativo e diz para ele aprender com Jesus

Tite observa o amistoso da seleção brasileira contra o Qatar - Mateus Bonomi/AGIF
Tite observa o amistoso da seleção brasileira contra o Qatar Imagem: Mateus Bonomi/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/10/2019 13h14

Para Edmundo, Tite deveria se inspirar no trabalho que Jorge Jesus faz no Flamengo. Presente no Giro Fox desta sexta-feira, o comentarista elogiou a convocação feita pelo técnico da seleção brasileira para os amistosos contra Argentina e Coreia do Sul, mas cobrou 'criatividade' do comandante canarinho.

"Jorge Jesus está dando uma aula para os treinadores brasileiros. Espero que o Tite tenha ido ao Maracanã e aprendido um pouco. Essa coisa dos pontas jogarem fixos, pragmaticamente, tendo que ajudar os laterais, já era, Tite. É movimentação constante. Assim podemos fazer frente, novamente, aos europeus. Senão, vamos ficar morrendo na praia, perdendo nas quartas, nas oitavas de final", opinou Edmundo.

Na sequência, debatendo se o português faz sombra a Tite, o ex-jogador defendeu a manutenção do técnico da seleção brasileira, desde que este seja menos pragmático.

"Vontades, sonhos e desejos, todos nós temos. Agora, não somos nós que decidimos quem será ou não o próximo técnico da seleção brasileira. O que eu acho que tem que ser mudado, e de forma urgente, é o conceito de jogo. Nós temos melhor matéria-prima do mundo, então, o que falta ao Tite é criatividade. Criatividade essa que o português está demonstrando. Ele pegou um time com estrelas e fez esse time produzir. Se o Tite fizer isso, permanece. Se for para ficar pragmático, empatando contra Senegal, perdendo para o Peru, enfim, empatando com essas seleções que não têm nenhuma expressão no cenário mundial, que a troca venha, porque já são quatro Copas do Mundo que a gente não ganha nada", completou.

Sobre a convocação para os amistosos de novembro, Edmundo aprovou a lista feita apenas com jogadores que atual fora do Brasil. Se recuperando de uma lesão, Neymar não foi convocado.

"Acho que o Tite, desta vez, acertou. Os amistosos não têm servido para muita coisa, principalmente porque os resultados são ruins. É melhor usar a data Fifa com jogadores que estarão de folga na Europa", disse o comentarista.