Topo

Flamengo domina coletiva, Tite diz que quer Gerson e elogia Jorge Jesus

Do UOL, em São Paulo

25/10/2019 12h17

Tite convocou hoje (25) a seleção brasileira para os últimos amistosos contra Argentina e Coreia do Sul, que acontecem em novembro. Apesar do clássico sul-americano e uma lista que, pela primeira vez na temporada, não tem Neymar, o técnico acabou sendo bombardeado por questões sobre o Flamengo, convocar ou não atletas do clube rubro-negro e o trabalho do português Jorge Jesus.

"Oportunidade de parabenizar o Flamengo pela campanha e pelo bom futebol. Parabenizar o Jorge Jesus pelo trabalho que vem desenvolvendo em um país diferente, com essa naturalidade. É um momento mágico, você vê a torcida na rua e no estádio, vê como a atmosfera ferve e fica forte. Com atletas de alto nível, isso tudo se junta e gera a campanha que estão fazendo. Curtam, é um momento muito especial e bonito. Não dá para comparar com seleção. Se for para desenvolver toda uma abordagem maior, vai ver que são realidades diferentes, com momentos e competições diferentes, mas com mais tempo é possível fazer uma discussão mais aprofundada", respondeu, quando questionado sobre o desempenho do clube carioca em comparação com o da seleção brasileira.

Tite deixou de convocar atletas do Flamengo ou de qualquer outro clube brasileiro para os amistosos. Questionado sobre a decisão, o técnico brincou sobre cobrança de torcedores e confessou que está de olho em atletas rubro-negros - particularmente Gerson, que agradam, mas ficou de fora, como antecipado pelo UOL Esporte.

"Parabenizar o Flamengo, tenho Diego que já trabalhou conosco, Rafinha, Felipe Luís, Arão, Bruno Henrique, Gabigol. Fica externado. É para eles curtirem, são momentos especiais. Sobre calendário, a gente não pode bater numa situação que já está colocada. Vou até fazer uma inconfidência: um cara falou "convoca o Gerson". Eu disse: "eu não, depois vocês vão me pegar". Mas taí um que eu gostaria de convocar, o Gerson".

Sobrou para o treinador até a necessidade de fazer uma breve análise tática da vitória do Flamengo sobre o Grêmio nas semifinais da Libertadores.

"A gente dá muito valor ao vencedor. Não é porque o Grêmio perdeu que não vamos valorizar. A estratégia do primeiro tempo, em que o Grêmio marcou alto, por vezes individual, tirou possibilidade de criação do Flamengo. Então vamos também observar aspectos táticos, as estratégias. Está aqui um reconhecimento que faço ao Grêmio. Não podemos pegar um jogo isolado, o Flamengo mereceu nos 180 minutos".

Sem nenhum atleta em atividade em clube brasileiro, a seleção fecha o ciclo de amistosos de 2019 encarando a Argentina no dia 15 de novembro, na Árabia Saudita, e a Coreia do Sul no dia 19, nos Emirados Árabes.