Topo

São Paulo

Sem Hernanes e Pato, São Paulo busca soluções para chutar mais a gol

Tricolor busca alternativas para arriscar mais a gol frente aos desfalques de peso - Érico Leonan / saopaulofc.net
Tricolor busca alternativas para arriscar mais a gol frente aos desfalques de peso Imagem: Érico Leonan / saopaulofc.net

Arthur Sandes e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

28/08/2019 17h35

O maior desafio de Cuca nesta semana é fazer com que o São Paulo volte a chutar a gol. Em meio a desfalques de Hernanes e Alexandre Pato por lesão e queda na produção ofensiva, o Tricolor é forçado a se reinventar antes de receber o Grêmio neste sábado (31), pelo Campeonato Brasileiro.

Os dois últimos compromissos tiveram atuação ofensiva ruim do Tricolor, que acertou dois chutes no gol do Athletico e apenas um contra o Vasco, no último domingo. Foi uma redução considerável no número de finalizações dos jogos anteriores: nos outros cinco desde a Copa América, a média havia sido de 6,8 por partida.

O desempenho contra Athletico e Vasco é explicado em parte pelo cenário, por serem jogos fora de casa, mas predominantemente pelas ausências dos são-paulinos que mais acertam o gol no Brasileirão: Hernanes e Alexandre Pato (nove cada), Reinaldo (sete) e Toró (cinco). O líder do elenco em finalizações certas no campeonato é Antony, com dez (veja o ranking mais abaixo).

Os números de certa forma preocupam, afinal Hernanes está de molho por conta de uma lesão grave na coxa direita e segue como desfalque para o duelo contra o Grêmio. Alexandre Pato e Pablo também devem ficar de fora, e Toró, o mais perto de um retorno, só hoje voltou a treinar com os companheiros. Para completar, Raniel está suspenso após ser expulso na última rodada. Juntando tudo, o São Paulo precisa de soluções criativas para não repetir no sábado os problemas de criação que teve recentemente.

Não à toa, Cuca tem dado ênfase nos treinamentos de finalização. Ele comanda exercícios do tipo na maioria dos treinos abertos à imprensa, incluindo uma atividade praticamente inteira dedicada ao fundamento, ontem, quando os jogadores passaram mais de uma hora chutando a gol em diferentes situações. O treinador ainda tem os treinos de amanhã e sexta-feira para acertar o time que pega o Grêmio às 11 horas (de Brasília) de sábado.

São-paulinos com mais chutes certos no Brasileirão:

Antony: 10
Hernanes: 9
Pato: 9
Tchê Tchê: 8
Reinaldo: 7
Raniel: 6
Toró: 5
Hudson: 5

São Paulo