Topo

Grêmio se apega a histórico de Renato fora de casa por feito inédito

Nas oitavas de final deste ano, Grêmio aplicou 3 a 0 no Libertad, em Assunção, e manteve rotina fora  - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Nas oitavas de final deste ano, Grêmio aplicou 3 a 0 no Libertad, em Assunção, e manteve rotina fora Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/08/2019 04h00

O Grêmio repete um discurso clichê, mas com grande dose de verdade. Ao falar que tem condições de vencer o Palmeiras fora de casa e seguir na Libertadores, mesmo após perder em Porto Alegre, o time gaúcho invoca o próprio histórico recente. Com Renato Gaúcho, o clube gremista tem seis vitórias fora de casa em oito partidas de mata-mata. Recorte estatístico e tanto para duelar com o fato de jamais ter revertido tropeço em casa no jogo de ida.

Palmeiras e Grêmio se enfrentam nesta terça-feira, no Pacaembu, às 21h30 (de Brasília). No jogo de ida, o time alviverde venceu por 1 a 0 e joga até pelo empate para à semifinal.

"A história mostra que o Grêmio tem feito jogos até melhores fora (de casa). Temos uma vantagem que não é nem mínima, mas quase nenhuma. Podemos levar um gol ficar tudo igual", citou Felipão depois da vitória em Porto Alegre.

Na campanha do tricampeonato da Libertadores, o time venceu Godoy Cruz-ARG, Barcelona-EQU e Lanús-ARG fora de casa. Em 2018, saiu vitorioso do estádio do Atlético Tucumán-ARG e River Plate. E na atual caminhada, aplicou 3 a 0 no Libertad-PAR em jogo das oitavas de final.

Quatro resultados da sequência histórica foram com placar que garante classificação diante do Palmeiras no tempo normal. Os outros dois escores, se repetidos no Pacaembu, levariam a disputa da vaga para os pênaltis.

Ou seja, sob o comando de Renato Gaúcho na terceira passagem dele como treinador, em mata-mata de Libertadores, jogar fora de casa não é dor de cabeça. Somente contra Botafogo, nas quartas de final de 2017, e diante de Estudiantes-ARG, nas oitavas de final do ano passado, o resultado foi diferente de vitória. No Rio, empate sem gols. Na Argentina, derrota por 2 a 1 que foi revertida nos pênaltis em Porto Alegre.

"Temos tudo para ir lá, fazer um bom jogo e conseguir a classificação. O foco é total no Palmeiras e naquilo que a gente pode fazer", disse Diego Tardelli, uma das opções no banco e que deve entrar no decorrer do jogo de terça-feira.

Confira os jogos do Grêmio, de 2017 para cá, como visitante em mata-mata da Libertadores

Godoy Cruz-ARG 0 x 1 Grêmio, oitavas de final de 2017
Botafogo 0 x 0 Grêmio, quartas de final de 2017
Barcelona-EQU 0 x 3 Grêmio, semifinal de 2017
Lanús 1 x 2 Grêmio, final de 2017
Estudiantes-ARG 2 x 1 Grêmio, oitavas de final de 2018
Atlético Tucumán 0 x 2 Grêmio, quartas de final de 2018
River Plate 0 x 1 Grêmio, semifinal de 2018
Libertad 0 x 3 Grêmio, oitavas de final de 2019