Topo

Gozações e elogios. Imprensa mundial repercute 7 a 1 da seleção

Do UOL, em São Paulo

09/06/2016 10h35

Jornais de diversos países deram destaque à goleada da seleção brasileira contra o Haiti, 7 a 1, na quarta-feira, pela Copa América Centenário. O placar elástico conquistado pelo time de Dunga gerou diversas opiniões.

O argentino Olé, por exemplo, fez ironia com o resultado do jogo, lembrando da derrota do Brasil contra os alemães, na Copa do Mundo. Outros periódicos falaram em “recuperação do futebol brasileiro” após o fácil triunfo em Orlando, nos Estados Unidos. Confira:

Jornal Olé (Argentina)

Capa Olé - 9/6/2016 - Reprodução - Reprodução
Jornal argentino Olé comparou a goleada da seleção contra o Haiti com a derrota na Copa do Mundo de 2014
Imagem: Reprodução

O periódico argentino usou bom humor para retratar a goleada da seleção brasileira. O Olé descreve o triunfo como uma “vingança” contra o adversário errado: o Haiti, e não a Alemanha. No texto, o jornal abusa de ironias, dizendo que a seleção de Dunga teve um grande desempenho contra um adversário “difícil”.

“Brasil não teve piedade diante da frágil seleção do Haiti. Revanche do Mundial da Alemanha? Ah não, peraí...”

Bild (Alemanha)

Principal jornal esportivo alemão, o Bild retratou a vitória da seleção de forma comedida, sem fazer qualquer comparação com os 7 a 1 da Copa do Mundo de 2014. O jornal elogiou a atuação de Philippe Coutinho.

El País (Espanha)

O jornal espanhol disse que a seleção brasileira, apesar da goleada, ainda não convenceu.

“Brasil não encanta e Dunga não parece ser o melhor pretendente”, brinca o El País, que faz uma analogia do jogo da seleção a um namoro que não engrena.

AS (Espanha)

Jornal As destaca desempenho da seleção em goleada contra o Haiti - Reproduçao - Reproduçao
Imagem: Reproduçao

O As deu ênfase à performance da seleção brasileira, em especial Philippe Coutinho, autor de três gols

“Coutinho avisa a Dunga que Brasil é uma seleção de artistas”, manchetou o periódico.

Alter Press (Haiti)

O site haitiano Alter Press lamentou a goleada sofrida diante dos brasileiros, destacando que o Haiti havia sonhado com um bom resultado após perder por apenas 1 a 0 na estreia (Peru). “Brasil afundou o Haiti”, apresentou o site.

La Tercera (Chile)

“Brasil goleia relaxado, ainda que o Haiti tenha conseguido um gol”, manchetou o jornal, que frisou o fato de o time de Dunga ter jogado com vários desfalques.

Ovación (Uruguai)

“Brasil foi uma máquina”. Desta forma o jornal Uruguai retratou a vitória da seleção. O jornal apresentou as diferenças técnicas entre as duas equipes, mas ressaltou que o time de Dunga cumpriu sua obrigação de vencer por uma larga vantagem, tendo méritos por isso.