Topo

Luigi ganha apoio da base aliada e pode se reeleger no Inter sem voto dos sócios

Giovanni Luigi tem maioria de votos no Conselho Deliberativo e pode vencer em 1º turno - Edu Andrade/Agência Freelancer
Giovanni Luigi tem maioria de votos no Conselho Deliberativo e pode vencer em 1º turno Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Do UOL, em Porto Alegre

01/11/2012 12h24

O Internacional tem mais de 75 mil sócios aptos a eleger o novo presidente do clube, mas talvez a disputa do cargo máximo do clube não chegue a eles. Nesta quinta-feira o atual mandatário vermelho, Giovanni Luigi, recebeu o apoio de outro movimento político e pode se reeleger em uma votação dentro do Conselho Deliberativo. Sem encarar o crivo da torcida.

O apoio que monta o cenário veio do grupo chamado “Coração Colorado”. Com 24 votos dentro do CD, o movimento chegou a cogitar apoio para opositores – principalmente a chapa encabeçada pelo “Convergência Colorada”, mas fechou com a situação.

O número de votos do “Coração Vermelho” pode, de fato, influenciar na disputa. Isso em virtude da cláusula de barreira existente. Para chegar ao segundo turno, com votação dos torcedores, o candidato precisa superar 87 votos.  E apenas Giovanni Luigi tem esta quantia garantida atualmente.

“Nosso movimento é o fiel da balança, votamos todos juntos. Acho que pode acontecer [vitória de Giovanni Luigi no primeiro turno] sim”, disse o representante do movimento “Coração Colorado”, Eduardo Hausen, à Rádio Bandeirantes de Porto Alegre.

A possibilidade de disputa apenas no Conselho Deliberativo é de certa forma um alívio para Giovanni Luigi. No cargo de presidente do clube gaúcho desde o começo de 2011, ele vem encarando forte contestação da torcida e poderia ser batido por adversários na votação popular.

Além de Luigi, a eleição vermelha ainda conta com outros dois candidatos. Luiz Antonio Lopes, que conta com o apoio de Vitório Piffero, ex-presidente do clube, e Sandro Farias, representante do grupo “Convergência Colorada”.