Topo

A última Copa de Messi e CR7

As principais histórias do último mundial dos melhores jogadores do século

Ronaldo persegue recorde de Eusébio e não quer ser poupado no Qatar

Cristiano Ronaldo é o segundo maior artilheiro da história de Portugal em Copas, com oito gols - Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
Cristiano Ronaldo é o segundo maior artilheiro da história de Portugal em Copas, com oito gols Imagem: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
e Bruno Andrade

Colunista do UOL, em Doha (Qatar)

02/12/2022 05h54Atualizada em 02/12/2022 07h28

Classificação e Jogos

Poupar ou não poupar Cristiano Ronaldo, eis a questão. Fernando Santos vai rodar boa parte da equipe titular de Portugal para o duelo com a Coreia do Sul, nesta sexta-feira (2), às 12h (de Brasília), no Education City Stadium, pela terceira e última rodada do Grupo H da Copa do Mundo de 2022. A referência ofensiva, no entanto, deve ser mantida.

Apesar dos 37 anos e de não ter treinado no campo na última quarta-feira (30), quando fez trabalhos específicos de recuperação física na academia, Ronaldo quer jogar o maior número possível de minutos no Qatar. Mesmo com a presença já garantida nas oitavas de final, o treinador português dificilmente vai contrapor a decisão do craque e capitão do time.

"Há um plano se Cristiano não jogar. Errado seria se não tivéssemos outros planos", explicou Santos, tendo reforçado ainda que o veterano atacante chegou a ser substituído (por Gonçalo Ramos) nas vitórias em cima de Gana (3 a 2) e Uruguai (2 a 0).

Mais do que manter o alto nível e, consequentemente, despertar o interesse no mercado da bola, visto que agora é um jogador sem clube, CR7 tem perseguido o recorde do histórico compatriota Eusébio. O "Pantera Negra" tem nove gols em seis jogos em Mundiais, todos anotados na edição de 1966, quando Portugal caiu na semifinal diante da anfitriã e campeã Inglaterra.

Cristiano Ronaldo, por sua vez, leva até agora oito tentos em 19 partidas disputadas na competição - o último deles foi marcado na estreia em 2022 contra Gana. Os outros sete estão distribuídos por Alemanha-2006 (um em seis jogos), África do Sul-2010 (um em quatro), Brasil-2014 (um em três) e Rússia-2018 (quatro em quatro).

"Ronaldo tem ainda um peso enorme na seleção. Continua a ser um elemento preponderante nas manobras ofensivas, além de ser uma mais-valia nos olhares do adversário. Uma coisa é jogar com Ronaldo em campo, outra coisa é jogar sem Ronaldo em campo. A presença dele intimida o rival, por tudo aquilo que já fez e ainda pode fazer", destacou o ex-atacante português Nuno Gomes, que esteve com CR7 na Copa de 2006, na Alemanha, ao UOL Esporte.

Enquanto busca fazer história em solo qatari, Ronaldo desfruta outros feitos significativos em Copas. É, por exemplo, o único jogador a balançar a rede em cinco edições diferentes. Também é o mais jovem (21 anos em 2006) e o mais velho de sempre (37 anos em 2022) a marcar por Portugal.

Na visão de Cristiano Ronaldo, inclusive, o empate com Eusébio era para ter sido atingido na última segunda-feira (28), no confronto com o Uruguai. Deixou o campo com a certeza de ter tocado a bola com a cabeça (ou cabelo) no cruzamento de Bruno Fernando, que, segundo a arbitragem, acabou por ser o dono do gol. A Federação Portuguesa de Futebol, aliás, esperou até por uma reavaliação da Fifa no dia seguinte.

Prováveis titulares contra a Coreia do Sul

Levando em conta o desgaste físico e a possibilidade de perder quatro jogadores por suspensão (Rúben Dias, Rúben Neves, Bruno Fernandes e João Félix estão pendurados), Portugal deve ir a campo contra a Coreia do Sul com a seguinte formação: Rui Patrício (ou Diogo Costa), Diogo Dalot, Pepe, António Silva e Raphael Guereiro (ou João Cancelo); Palhinha, Matheus Nunes e Vitinha; João Mário, Rafael Leão e Cristiano Ronaldo (ou André Silva).