Topo

Messi se torna nono jogador a vencer Copa, Champions e Bola de Ouro

Messi ergue a taça da Copa do Mundo - Anne-Christine POUJOULAT / AFP
Messi ergue a taça da Copa do Mundo Imagem: Anne-Christine POUJOULAT / AFP

Colaboração para o UOL

19/12/2022 14h13

Classificação e Jogos

O legado de Lionel Messi após ser o regente da Argentina tricampeã mundial lhe garantiu mais uma credencial histórica: Messi se tornou o nono jogador na história do futebol a vencer a Liga dos Campeões, a Copa do Mundo e a Bola de Ouro.

O camisa 10 e capitão da albiceleste ganhou um lugar e agora pode se sentar a uma 'mesa' que tem nomes como Zidane e três brasileiros, coroando uma carreira que atingiu a marca de mil jogos e 40 títulos como jogador profissional.

Vencedor da Liga dos Campeões em quatro oportunidades vestindo a camisa do Barcelona, Messi é o recordista em títulos de melhor do mundo: são sete Bolas de Ouro, quatro delas unificadas entre Fifa e France Football, além de dois prêmios de Fifa The Best.

Aos 35 anos, Messi coroa a carreira com a Copa do Mundo, vence também o prêmio de melhor jogador da competição - quebrando uma sina que vinha desde Romário em 1994 - e garante seu lugar no panteão dos imortais do futebol.

A lista de jogadores que venceram Liga dos Campeões, Copa do Mundo e Bola de Ouro é curta, mas com nomes históricos e inesquecíveis. Veja:

Bobby Charlton

Bobby - Jan Kruger/Getty Images - Jan Kruger/Getty Images
Bobby Charlton, craque do Manchester United e da seleção inglesa, recebe homenagem em 2015
Imagem: Jan Kruger/Getty Images

O lendário atacante inglês Bobby Charlton foi o primeiro a atingir o feito e conquistar os três troféus mais importantes do mundo. Em 1966 foi o principal nome do primeiro e único título mundial da Inglaterra, conquistado em casa.

Pela atuação na Copa do Mundo e no Manchester United, foi eleito melhor jogador do mundo no ano e recebeu a Bola de Ouro.

Em 1968, se tornou campeão da Taça dos Campeões Europeus, equivalente da época à atual Liga dos Campeões. O Manchester venceu o Benfica de Eusébio na final, com dois gols de Charlton.

Franz Beckenbauer

Beckenbauer 1974 - Getty Images - Getty Images
Franz Beckenbauer levanta o troféu da Copa do Mundo-1974
Imagem: Getty Images

Um dos maiores nomes do futebol alemão, o zagueiro Franz Beckenbauer venceu a Taça dos Campeões três vezes seguidas pelo Bayern de Munique - de 1974 a 1976 -, além do título mundial pela Alemanha Ocidental em 1974, vencendo a Holanda de Cruyff na final.

Nos anos de 1972 e 1976, Beckenbauer venceu a Bola de Ouro e entrou para o seleto grupo.

Gerd Muller

Gerd Muller - Divulgação - Divulgação
Gerd Müller passou 32 anos como recordista de gols em Copas do Mundo
Imagem: Divulgação

Outro alemão a marcar seu nome na história e ter as três conquistas no currículo, Gerd Muller venceu a mesma Copa do Mundo e as mesmas três Taças dos Campeões que Beckenbauer.

A Bola de Ouro do atacante veio em 1970, ano em que marcou 38 gols em 33 jogos do Campeonato Alemão.

Paolo Rossi

Rossi 82 - AFP                             - AFP
Paolo Rossi é o maior algoz do Brasil em Copas do Mundo
Imagem: AFP

Nome que arrepia os torcedores brasileiros, o italiano Paolo Rossi é lembrado até hoje pelos três gols que marcou contra o Brasil na Copa do Mundo de 82, eliminado uma das melhores seleções brasileiras de todos os tempos. Campeão e artilheiro da Copa na Espanha, Rossi garantiu também a Bola de Ouro no ano de 1982.

O título da Taça dos Campeões da Europa veio em 1985, quando a Juventus venceu o Liverpool por 1 a 0, no jogo marcado pela 'tragédia de Heysel', uma briga entre torcedores que deixou 39 mortos e mais de 600 feridos.

Zinedine Zidane

Zidane 98 - Gabriel Bouys/AFP - Gabriel Bouys/AFP
Zinedine Zidane em ação durante final da Copa do Mundo de 1998 entre França e Brasil
Imagem: Gabriel Bouys/AFP

Outro carrasco brasileiro, Zidane é o primeiro nome da lista na 'Era Liga dos Campeões', vencendo a competição após a mudança de formato, ocorrida em 1992. O meia francês foi campeão da Liga dos Campeões em 2002 pelo Real Madrid, marcando na final o lendário gol de voleio.

Em 1998, o camisa 10 liderou a França no primeiro título mundial, marcando duas vezes contra o Brasil na final em casa. Ainda em 98, Zidane venceu a Bola de Ouro e carimbou seu lugar na mesa de lendas.

Rivaldo

Rivaldo - Phil Cole/Getty Images  - Phil Cole/Getty Images
Rivaldo em ação pelo Barcelona em 2000
Imagem: Phil Cole/Getty Images

Primeiro brasileiro do 'clubinho' exclusivo, Rivaldo venceu a Bola de Ouro em 1999, ano em que o Brasil venceu a Copa América com Rivaldo marcando duas vezes na final contra o Uruguai e conquistou o Campeonato Espanhol 1998-99 pelo Barcelona.

A Copa do Mundo de 2002 consagrou o camisa 10 na conquista do Penta do Brasil. A Liga dos Campeões de Rivaldo veio na temporada de 2002-03, campeão vestindo a camisa do Milan.

Ronaldinho Gaúcho

Ronaldinho - Denis Doyle/Getty Images - Denis Doyle/Getty Images
Ronaldinho Gaúcho beija a mãe Miguelina ao receber a Bola de Ouro
Imagem: Denis Doyle/Getty Images

O Bruxo é mais um nome brasileiro a fazer parte do grupo que agora recebe Messi, seu 'pupilo' no Barcelona.

Outro destaque do elenco pentacampeão mundial, a primeira Bola de Ouro de Ronaldinho veio em 2005 e a Liga dos Campeões foi conquistada em 2006, nas duas temporadas consideradas as mais mágicas da carreira.

Kaká

Kaká 2007 - John Walton - PA Images via Getty Images - John Walton - PA Images via Getty Images
Kaká ergue o prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo em 2007
Imagem: John Walton - PA Images via Getty Images

Kaká esteve no grupo do Penta e entrou em campo contra a Costa Rica, no time misto que atuou com o Brasil já classificado. Na final, 'não deu tempo do Kaká entrar porque acabou', com o Brasil vencendo a Alemanha por 2 a 0.

Último brasileiro a ser eleito Melhor do Mundo, o meia conquistou sua Bola de Ouro em 2007, ano em que também foi campeão da Liga dos Campeões pelo Milan, derrotando o Liverpool na final.

Menção honrosa: Ronaldo

Ronaldo 2002 - Reprodução / Internet - Reprodução / Internet
Ronaldo na final da Copa do Mundo 2002 (Reprodução).
Imagem: Reprodução / Internet

O Fenômeno não faz parte do grupo, pois não conquistou a Liga dos Campeões, mas talvez receba uma carteirinha de 'membro honorário'. Isso porque Ronaldo chegou ao Milan em janeiro de 2007 e esteve no elenco que venceu a Liga dos Campeões. Mas, o então camisa 99 não pôde jogar pelo clube Rossonero naquela competição, por já ter defendido o Real Madrid na mesma edição.

Assim, viu das tribunas o título dos companheiros, com dois gols do camisa 9 Filippo Inzaghi . Vencedor de duas Copas do Mundo - 1994 e 2002 - o Fenômeno tem duas Bolas de Ouro, conquistadas em 1997 e 2002.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, Ronaldo Fenômeno ganhou a Bola de Ouro em 2002, e não 2022. O erro foi corrigido.