Topo
OPINIÃO

Copa: Qual o jogo decisivo mais imperdível do dia? Colunistas opinam

Colaboração para o UOL

29/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

A última rodada da fase de grupos da Copa começa amanhã (29) com jogos simultâneos. Pelo pote A, às 12h (de Brasília), a Holanda pega o Qatar e o Equador enfrenta Senegal. Já no grupo B, às 16h, o Irã encara os EUA, enquanto a Inglaterra joga contra País de Gales. Confira qual o jogo "imperdível" na opinião dos comentaristas.

José Trajano: "Irã x Estados Unidos"

Juca Kfouri: "Do ponto de vista da política, que não se mistura com futebol, sem dúvida nenhuma Irã x Estados Unidos, por todas as razões até porque decide vaga, mas por futebol Equador x Senegal".

Casagrande: "Eu vou assistir Inglaterra x País de Gales, mas eu acho Equador x Senegal melhor".

Mauro Cézar Pereira: "De fato Estados Unidos x Irã é imperdível, mas como diria Fernando Calazans: esse eu vou perder. Como estou gripado, tive que fazer um trabalho de recuperação, era dia de jogo do Brasil e eu não pude ir ao estádio. Amanhã, estarei melhor se tudo correr bem, então irei a Equador x Senegal e depois para o duelo britânico entre Inglaterra e País de Gales"

Tironi: "Também irei de Irã x Estados Unidos".

Arnaldo: 'Estou com vocês no estúdio. Também vou de Irã x Estados Unidos, só salientando que Irã joga pelo empate para se classificar".

Casão: Tite foi mal, e quem decidiu foi o trio do Real

Após a vitória suada do Brasil contra a Suíça, Casagrande criticou as escolhas de Tite e disse que o Brasil deve a vitória ao trio que ganhou a última Champions League pelo Real Madrid. Casemiro, hoje no Manchester United, marcou após jogada de Vini Jr. e assistência de Rodrygo, ambos atacantes do time merengue.

"O Tite hoje não fez um bom trabalho, quem ganhou o jogo foram os três jogadores que ganharam a última Champions pelo Real Madrid. Uma bela jogada, mas muito pouco para o que o Brasil poderia fazer, a escalação e a demora para trocar prejudicaram o ritmo do Brasil", analisou Casão.

Mauro: Brasil foi burocrático e protocolar

Mauro Cezar destacou a solidez defensiva da seleção brasileira, que ainda não tomou nenhum chute na direção de sua meta em dois jogos, mas disse que a vitória contra a Suíça foi burocrática.

"Não foi tão bom, bem abaixo, contra a Sérvia foi ótimo. As dificuldades foram as esperadas, a Suíça entrou para empatar, não foi para vencer o jogo, só teve uma ou outra oportunidade no segundo tempo, e o Brasil foi muito burocrático, criou muito pouco".

Trajano: Tite é o maior responsável pela vitória no sufoco do Brasil

José Trajano também criticou Tite e disse que o treinador foi o principal responsável pela dificuldade de criação da equipe contra a Suíça.

"Tite errou ao deixar Rodrygo no banco e colocar o Fred, o time melhorou com a entrada do Rodrygo, que foi importante para a vitória do Brasil. O Tite foi teimoso, foi o Tite de sempre, contra uma Suíça na retranca e não quis arriscar".

Juca: Com Militão, Brasil tem melhor linha defensiva possível

Juca Kfouri elogiou a linha defensiva formada por Militão, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro na vitória do Brasil sobre a Suíça, por 1 a 0. e disse que espera que Militão não saia mais do time, mesmo que Danilo se recupere da lesão que o tirou do jogo.

"Militão fez uma partida exemplar. Ele é melhor que o Danilo. A melhor defesa que o Brasil pode fazer é a que jogou, mesmo que o Danilo se recupere. A defesa brasileira é absolutamente intransponível até agora".

Arnaldo coloca Casemiro acima de Neymar: mais constante

Autor do gol que deu a vitória ao Brasil diante da Suíça, o volante Casemiro foi eleito o melhor em campo nesta segunda-feira (28). O comentarista Arnaldo Ribeiro elogiou o volante e o colocou acima de Neymar como principal jogador brasileiros dos últimos anos.

"O Casemiro é mais constante que o Neymar. Ele é mais vencedor que o Neymar. Não estou menosprezando o Neymar. Ele também é acima da média, mas não é o principal jogador brasileiro dos últimos anos. Ele é o principal craque, o que desequilibra, mas o mais constante chama-se Casemiro"

Mauro: Tite precisa aproveitar jogo contra Camarões para fazer testes

Na visão de Mauro Cezar, uma vez que o Brasil já está classificado para o mata-mata, Tite deve aproveitar o último jogo da fase de grupos, contra Camarões, na próxima sexta (2), para testar variações no time.

"Esse jogo agora é para fazer experiência, vai ser um jogo faceiro, com gol, alegre, colorido, cheio de bossa, uma beleza. O Tite pode até observar alguns jogadores pensando num cenário diferente na próxima fase. Deveria fazer isso, é um luxo, quase um treino valendo três pontos porque a situação está garantida.?

Não pegar Portugal e França antes da final é uma bênção, diz Arnaldo

Portugal venceu sua segunda partida na Copa do Mundo do Qatar e, assim como o Brasil, também garantiu a sua classificação. Praticamente garantida na primeira colocação do Grupo H, a equipe lusitana deverá ir para o outro lado da chave no mata-mata e só enfrentará a seleção brasileira em uma eventual final. Arnaldo Ribeiro analisou o chaveamento das próximas fases e vê o Brasil com um caminho mais fácil.

"Portugal é muito mais do que o time do Cristiano Ronaldo. Hoje é o time do Bruno Fernandes, esse é o melhor português hoje. E o fato do Brasil não cruzar com Portugal e França até a final é uma benção. A França pode até pegar a Argentina no primeiro mata-mata. Para o Brasil é um cruzamento um pouco mais suave e poucas seleções terão na primeira eliminatória Gana ou Uruguai. Algumas terão seleções muito difíceis".

Assista ao Posse de Bola na íntegra