Topo

Messi x Mbappé e surpresas: as oitavas da Copa se a 1ª fase terminasse hoje

A final da Copa do Mundo do Qatar será no dia 18 de dezembro -  Morano/BSR Agency/Getty Images
A final da Copa do Mundo do Qatar será no dia 18 de dezembro Imagem: Morano/BSR Agency/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/11/2022 17h59

Classificação e Jogos

As zebras estão soltas na Copa do Mundo do Qatar, movimentando vários bolões ao redor do mundo, e a tendência é que isso se repita nas oitavas de final. Isso porque, se a fase classificatória terminasse hoje (28), ao final da segunda rodada, "azarões" como Irã, Marrocos, Austrália e Japão estariam classificados para o mata-mata.

Por outro lado, o chaveamento colocaria frente a frente as seleções de Kylian Mbappé e Lionel Messi, já que a França, com duas vitórias, lidera o Grupo D, enquanto a Argentina, com um triunfo e uma derrota, é o vice do Grupo C.

Simule os confrontos da Copa do Mundo Qatar

Para completar, as badaladas equipes de Dinamarca, Alemanha e Bélgica estariam eliminadas precocemente do Mundial do Qatar.

As seleções, porém, terão mais uma rodada para mudar suas colocações e tentar alterar o chaveamento das oitavas. Os jogos acontecerão entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro.

Já as oitavas de final estão marcadas para acontecer entre os dias 3 e 6 de dezembro, com partidas realizadas às 12h e 16h (de Brasília).

Entre zebras e gigantes

A seleção iraniana seria a primeira surpresa das oitavas. Vice-líder do Grupo B, graças à vitória sobre País de Gales, ela enfrentaria a Holanda, líder do Grupo A. Pelas mesmas chaves, e líder Inglaterra encararia o segundo colocado Equador.

Irã - Julian Finney/Getty Images - Julian Finney/Getty Images
Mehdi Taremi descontou para o Irã na partida contra a Inglaterra na Copa do Mundo
Imagem: Julian Finney/Getty Images

Já entre os Grupos C e D, a "zebra" seria a presença da Austrália, que superou a favorita Dinamarca para ficar com a segunda vaga e enfrentar a Polônia de Robert Lewandowski. O chaveamento ainda colocaria frente a frente França (líder do D) e Argentina (vice do C).

E, para complicar de vez os bolões, o Japão se classificaria em segundo lugar em chave com Espanha e Alemanha (Grupo E), e enfrentaria a Croácia nas oitavas. Já no F, a surpresa seria a presença do Marrocos — e não da Bélgica — no duelo contra a Espanha.

No grupo G, o Brasil passaria com a primeira posição e pegaria Gana, enquanto na chave H Portugal avançaria para encarar a Suíça em um duelo de europeus. Aliás, apenas Brasil, França e Portugal já estão matematicamente classificadas.

Veja os possíveis confrontos das oitavas:

  • Holanda x Irã
  • Polônia x Austrália
  • Espanha x Marrocos
  • Brasil x Gana
  • Inglaterra x Equador
  • França x Argentina
  • Croácia x Japão
  • Portugal x Suíça

Possíveis caminhos do Brasil na Copa

O Brasil, se mantiver a primeira posição no Grupo G, enfrenta o segundo da chave H, que no momento seria Gana. Caso os resultados das duas primeiras rodadas se mantenham, a seleção de Tite pegaria nas quartas de final o vencedor de Espanha x Marrocos.

Numa possível semifinal, fazendo um exercício de futurologia, o Brasil teria pela frente o vencedor do duelo que sairá dos confrontos entre Holanda x Irã e Polônia x Austrália. Na final, seriam as outras oito opções que estariam classificadas no momento.