Topo

Filhos de Gaúcho da Copa conseguem patrocínio e vão manter legado no Qatar

Frank e Gustavo Damasceno seguem o legado do pai, o "Gaúcho das Copas" - Arquivo pessoal
Frank e Gustavo Damasceno seguem o legado do pai, o "Gaúcho das Copas" Imagem: Arquivo pessoal

Lohanna Lima

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

26/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

Foi aos 49 do segundo tempo, mas o legado de Clóvis Acosta Fernandes, o "Gaúcho da Copa" será mantido pelos filhos Frank e Gustavo Damasceno no Qatar. No início do mês, o UOL acompanhou a história dos irmãos que buscavam patrocínio para acompanhar o Mundial deste ano. Eles perderam a estreia do Brasil com vitória diante da Sérvia, por 2 a 0, na última quinta-feira (25), mas estarão presentes diante da Suíça na segunda (28), às 13h (de Brasília).

Os dois irmãos conseguiram apoio de seis empresas para a ida ao Qatar. Inicialmente, eles tinham como objetivo arrecadar o valor de R$ 200 mil para bancarem as passagens, jogos, estadia e alimentação, além da produção de conteúdo que será feita para o Youtube. A quantia levantada foi inferior, mas suficiente para passar o restante do tempo no país, segundo Frank Damasceno, em contato com o UOL.

"Vamos embarcar no domingo (27) e chegaremos a Doha na manhã do segundo jogo dia Brasil, diante da Suíça. Será tranquilo, pois sempre fomos econômicos. Nunca ficamos em grandes hotéis ou frequentamos grandes restaurantes. Nosso foco é torcer sem parar, estar em volta da seleção e mostrar para o mundo como nosso povo brasileiro ama a camisa amarelinha", explicou.

Dupla terá ajuda de mineiro que reside em Doha

Durante os preparativos para a viagem e ainda sem saber se iriam conseguir arrecadar todo o valor, os irmãos tiveram ajuda de um mineiro que vive em Doha já há alguns anos. Leonardo Cortez Peixoto é formado em medicina veterinária e já está há três anos no país.

De acordo com Frank, uma brasileira que eles conheceram na África do Sul, em 2010, fez a ponte entre eles.

"Ela entrou em contato com a gente pelo Facebook, perguntou se a gente ia, como íamos fazer e ofereceu ajuda. Ela passou o contato do Leonardo e ele passou a nos ajudar com todo o tipo de informação de lá e decidimos ficar no apartamento dele. Vamos pagar, claro, para estar lá. Estamos agradecidos por tudo que ele fez por nós e receber quatro pessoas não é fácil também", disse.

Gaúcho da Copa (centro) com os filhos Frank (esquerda) e Gustavo (direita) - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Gaúcho da Copa (centro) com os filhos Frank (esquerda) e Gustavo (direita)
Imagem: Arquivo Pessoal

Amor pela seleção e legado do pai

Frank, de 44 anos, esteve em todas as Copas desde 1994. Já o irmão, Gustavo, de 37 anos, começou em 1998 e esteve ininterruptamente em todas as edições do torneio desde 2010. A paixão nasceu com Clóvis Acosta Fernandes. O Gaúcho da Copa se notabilizou como torcedor símbolo da seleção.

Ele recebeu, inclusive, homenagens da CBF com camisa e placa. Ele chegou a receber cartas da família real inglesa sublinhando sua relação com o esporte e o amor pelo Brasil. Em 2015, aos 60 anos, ele morreu vítima de um câncer.

"Queremos agradecer a todas as empresas que contribuíram e nos possibilitaram viver esse sonho. Também agradeço às pessoas que engajaram com a gente nas redes sociais. Nosso velho, de onde estiver, está muito grato por tudo. Vamos para lá representar cada um de vocês", completou Frank.

Os irmãos se preparam para permanecer no Qatar até fim da competição em busca do hexa. Caso o Brasil avance até a decisão, a estadia no país será até 18 de dezembro, quando a disputa final será decidida às 12h (de Brasília), no estádio Lusail.