Topo

Com lesão no ligamento e edema ósseo, Neymar tem retorno à Copa incerto

Danilo Lavieri, Gabriel Carneiro, Marcelo Hazan e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha (Qatar)

25/11/2022 11h45

Classificação e Jogos

O exame de ressonância magnética feito hoje (25) confirmou que Neymar teve uma lesão ligamentar no tornozelo direito, além de um edema ósseo. A informação foi confirmada pela CBF. Os problemas fazem com que o retorno do jogador para a Copa do Mundo do Qatar se torne incerto. A entidade anunciou que o jogador já está fora da partida contra a Suíça, na próxima segunda-feira (28). O UOL apurou que ele também será desfalque no último jogo da primeira fase, contra Camarões, no dia 2 de dezembro.

O lateral direito Danilo também foi submetido a exames de imagem que apontaram uma lesão ligamentar medial no tornozelo esquerdo. Ele também não terá condições de enfrentar a Suíça, mas é dúvida contra Camarões.

O médico da seleção, Rodrigo Lasmar, disse que é importante ter calma no diagnóstico definitivo e que a avaliação da dupla será feita diariamente. Ele confirma o desfalque da próxima rodada, mas não no terceiro jogo do Mundial.

"Os jogadores Neymar e Danilo iniciaram tratamento ontem imediatamente após o nosso jogo. Hoje pela manhã eles foram reavaliados e, conforme nós já tínhamos adiantado na entrevista de ontem, através da avaliação física hoje. Achamos importante fazer o exame de imagem, uma ressonância magnética, para que nós tivéssemos mais dados da evolução dos dois jogadores", explicou.

"Os exames mostraram uma lesão ligamentar lateral no tornozelo direito do Neymar, junto com um pequeno edema ósseo, e uma lesão ligamentar medial no tornozelo esquerdo do Danilo", completou. "Os jogadores continuam em tratamento, é muito importante termos muita calma, tranquilidade, essa avaliação será diária para que nós tenhamos as informações e tomarmos as melhores decisões a partir disso. Já podemos adiantar que não teremos os dois jogadores para o nosso próximo jogo, mas eles permanecem em tratamento com nosso objetivo de tentar recuperá-los a tempo para essa competição".

Danilo e Neymar saíram lesionados ontem (24) na vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia na estreia na Copa do Mundo do Qatar 2022. O caso do lateral era considerado menos preocupante, mas exames revelaram a lesão que deve obrigá-lo a retornar ao time apenas nas oitavas de final.

Já o caso do camisa 10 era bastante preocupante. Neymar foi substituído, algo muito raro na seleção, chegou a chorar no banco de reservas e já iniciou tratamento com gelo imediatamente. Uma foto revelou o inchaço no tornozelo direito ainda na saída do gramado.

O jogador deixou o estádio andando sozinho, mas mancando e sem chuteira no pé inchado. Neymar passou pela zona mista, onde os atletas param para falar com os jornalistas, mas estava cabisbaixo e não quis falar com a imprensa. Os problemas no tornozelo direito atormentam Neymar de forma recorrente.

Na opinião do médico Moisés Cohen, presidente do comitê da Federação Paulista de Futebol, Neymar deve retornar ainda durante a Copa.

"Rodrigo é uma pessoa muito clara, ele não tem rodeios, ele saberia (se Neymar não pudesse voltar). Para a população os termos assustam, mas isso é coisa trivial, comum. Não estou querendo diminuir o problema, mas também não quero aumentar, algo estrondoso, é algo comum em esporte. Acredito na recuperação desses atletas não só pela competência da equipe, mas porque não pareceu um trauma de grande energia que pudesse nos preocupar e dizer que está fora da Copa. Tomara que não seja nada grave, e que tudo volte ao normal daqui a duas semanas, e que os atletas possam voltar", disse ao UOL Esporte.

O Brasil volta a campo nesta segunda-feira (28), às 13h, para enfrentar a Suíça em duelo que vale a liderança do grupo G. As duas equipes venceram na estreia e somam três pontos, mas o time de Tite está no topo da classificação com um gol a mais de saldo.

  • O Posse de Bola comenta os desfalques da seleção brasileira, possíveis substituições, os jogos do dia e mais notícias da Copa. Assista:

Quem deve ocupar a vaga de Neymar na seleção brasileira?

Resultado parcial

Total de 7546 votos
8,34%
Lucas Figueiredo/CBF
23,23%
Wagner Meier/Getty Images
7,94%
Lucas Figueiredo/CBF
3,95%
Lucas Figueiredo/CBF
42,05%
Lucas Figueiredo/CBF
6,88%
NELSON ALMEIDA/AFP
7,62%
Lucas Figueiredo/CBF