Topo

Holanda empata com o Equador, mas encaminha vaga no mata-mata da Copa

André Martins

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

25/11/2022 14h56

Classificação e Jogos

A Laranja Mecânica não venceu, mas encaminhou sua vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar. Nesta tarde (25), Holanda e Equador empataram por 1 a 1, no Estádio Internacional Khalifa, na cidade Ar-Rayyan, no Qatar, e agora dividem a liderança da chave com quatro pontos, mas os europeus levam vantagem nos critérios de desempate. Na última rodada da fase de grupos, a seleção holandesa vai enfrentar o Qatar, já eliminado e zerado, enquanto Equador mede forças contra Senegal, que tem três pontos, e pode classificar os holandeses por tabela em caso de vitória no seu confronto.

Por isso, a menos que a Holanda perca para o país-sede por um saldo de gols superior ao de uma eventual derrota dos sul-americanos, a equipe comandada por Louis van Gaal deve avançar de fase pelo menos na segunda colocação da chave. Portanto, Equador e Senegal devem decidir no confronto direto qual será a outra equipe classificada para o mata-mata. As partidas da terceira rodada do Grupo A serão realizadas na próxima terça-feira (29).

O gol holandês na partida saiu pelos pés do jovem Cody Gakpo, que balançou a rede pela segunda vez neste Mundial, na única finalização certa da equipe na partida. Enner Valencia, por sua vez, fez o tento dos sul-americanos, marcando seu terceiro no torneio. Ele também foi o responsável por marcar todos os seis últimos gols do Equador em Mundiais.

A seleção holandesa inaugurou o placar logo no início e depois tentou administrar o resultado controlando a posse de bola. A defesa europeia até conseguiu passar ilesa no primeiro tempo, mas sofreu um gol de Enner Valencia na volta do intervalo e viu a estratégia falhar. O Equador, mesmo saindo em desvantagem e armado para o contra-ataque, criou as melhores chances da partida, tendo inclusive um outro gol anulado por impedimento.

Depois de vencerem seus respectivos duelos na estreia, na última segunda (21), ambas as equipes promoveram mudanças no time titular para se enfrentarem. Van Gaal fez duas trocas na Holanda, colocando o zagueiro Jurrien Timber no lugar de De Ligt e o meia Koopmeiners na vaga de Berghuis. Do lado equatoriano, a única alteração no time foi Ibarra dando lugar a Porozo.

A atuação da Holanda manteve uma escrita positiva do país em Copas. Dos 32 jogos disputados na fase de grupos, a seleção holandesa perdeu apenas duas vezes na história (para Escócia, em 1978, e Bélgica, em 1994). Do outro lado, o Equador não perde há quatro jogos e quebrou seu recorde de invencibilidade em Mundiais. Robert Arboleda, zagueiro equatoriano do São Paulo e que quase ficou fora do torneio por lesão, ficou mais uma vez no banco de reservas.

Golaço da promessa

gakpo - Mustafa Yalcin/Getty - Mustafa Yalcin/Getty
Gakpo comemora seu gol marcado na partida entre Holanda e Equador, pelo Grupo A da Copa do Mundo do Qatar
Imagem: Mustafa Yalcin/Getty

A Holanda começou promovendo uma pressão alta e foi recompensada logo cedo. Aos 5 minutos, Klaassen recuperou a bola na frente da área do Equador e deixou para Gakpo, que chegava em velocidade. O atacante de 23 anos do PSV limpou dois marcadores e bateu no alto, firme, sem chances para o goleiro Galíndez. O camisa oito holandês chegou ao seu segundo gol no Mundial do Qatar

Capitão manda uma bomba

valencia - Hector Vivas/Getty - Hector Vivas/Getty
Enner Valencia e Jurrien Timber em ação na partida entre Equador e Holanda, pela Copa do Mundo
Imagem: Hector Vivas/Getty

Apesar do tento precoce, o jogo ficou bastante truncado no meio de campo e demorou para ter emoção novamente. Holanda e Equador até conseguiam criar tramas ofensivas, mas o último passe não estava entrando.

A segunda grande chance do confronto foi dos sul-americanos e só veio a acontecer aos 32', mas não poderia ser protagonizada por outro jogador a não ser Enner Valencia. O capitão equatoriano recebeu, partiu para cima de Dumfries e arriscou de fora da área. O jogador, que marcou os últimos cinco tentos de Equador em Copas, mandou uma bomba no canto direito, mas Noppert estava atento para fazer a defesa.

Equador iguala, mas não vale

equador gol anulado - Mustafa Yalcin/Getty - Mustafa Yalcin/Getty
Estupiñan comemora seu gol antes de ser anulado por impedimento na jogada em Holanda x Equador, pela Copa do Mundo
Imagem: Mustafa Yalcin/Getty

Antes do intervalo, a seleção do Equador teve mais uma oportunidade nos acréscimos e chegou balançar a rede da Holanda, mas o lance foi anulado. Os equatorianos cobraram escanteio pela direita, a bola foi afastada na área e sobrou para Preciado. O jogador arriscou de fora e contou com desvio em Estupiñan para vencer Noppert.

No entanto, a celebração durou pouco, já que a arbitragem assinalou impedimento de Porozo, que estava na frente do goleiro holandês. Com isso, os europeus mantiveram a vantagem mínima nos 45 minutos iniciais, já que marcaram em sua única finalização.

Valencia marca mais uma vez

valencia 6 gols - Francois Nel/Getty Images - Francois Nel/Getty Images
Enner Valencia comemora gol do Equador contra a Holanda, Van Dijk e Noppert pedem impedimento
Imagem: Francois Nel/Getty Images

Assim como na primeira etapa, o jogo teve um gol logo após a bola voltar a rolar. Aos 4', o Equador aproveitou um erro na saída de bola da Holanda para armar um contra-ataque rápido. Estupiñan invadiu a área pelo lado esquerdo e chutou cruzado. Noppert defendeu a finalização rasteira, mas cedeu rebote e Valencia, sozinho, não desperdiçou.

A seleção holandesa ficou reclamando de impedimento na jogada, mas Ake dava condição legal para o capitão equatoriano. Com o tento, Valencia foi o responsável por marcar todos os seis últimos gols do Equador em Copas do Mundo.

Equador insiste na virada

equador virada - Rico Brouwer/Soccrates/Getty Images - Rico Brouwer/Soccrates/Getty Images
Valencia, do Equador, e Timber, da Holanda, em jogo da Copa do Mundo
Imagem: Rico Brouwer/Soccrates/Getty Images

Após empatar a partida, o Equador não diminuiu a intensidade e buscou a virada com afinco. E ela quase veio aos 14'. Valencia recebeu um cruzamento na área e mandou uma bomba que desviou no meio do caminho. A bola respingou para Plata, que bateu colocado, carimbando o travessão. Noppert, imóvel, apenas ficou observando.

Apesar do esforço equatoriano, o placar não foi alterado novamente e o 1 a 1 perseverou. Com o resultado, Holanda e Equador possuem campanhas idênticas até então, com quatro pontos conquistados, três gols marcados, um sofrido e empate no confronto direto. No entanto, os holandeses estão na frente por terem recebido apenas um cartão amarelo, enquanto Equador conta com três.

Ficha técnica

Holanda 1 X 1 Equador

Torneio: 2ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo de 2022

Local: Estádio Internacional Khalifa, na cidade Ar-Rayyan, no Qatar.

Data e hora: 25 de novembro de 2022, às 13h (de Brasília)

Público: 44.833 torcedores

Árbitro: Mustapha Ghorbal (ARG)

Assistente 1: Mokrane Gourari

Assistente 2: Abdelhak Etchiali

Gols: Gakpo (HOL), aos 5' do primeiro tempo, e Valência, aos 4' do segundo tempo

Cartões amarelos: Mendez (EQU)

Holanda: Noppert; Dumfries, Timber, van Dijk, Ake e Blind; Klaassen (Berghuis), Koopmeiners (De Roon) e De Jong; Bergwijn (Depay) e Gakpo (Weghorst). Técnico: Louis van Gaal.

Equador: Galindez; Torres, Hincapie e Porozo; Estupinan, Preciado, Mendez, Caicedo, Estrada (Sarmiento) e Plata (Ibarra); Valencia (Rodríguez). Técnico: Gustavo Alfaro.

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola