Topo

Autor de gol dos EUA é filho de presidente que foi melhor jogador do mundo

Do UOL, em São Paulo

21/11/2022 18h02Atualizada em 21/11/2022 19h46

Classificação e Jogos

Quando abriu o placar para os Estados Unidos contra Gales, hoje (21), no primeiro tempo do 1 a 1 pela Copa do Mundo 2022, Timothy Weah certamente deixou o pai orgulhoso. O atacante do Lille-FRA, de 22 anos, não está no futebol à toa: ele é filho de George Weah, melhor jogador do mundo em 1995 e atual presidente da Libéria.

George Weah, que era um centroavante rápido e de boa finalização, marcou época principalmente na década de 1990. Entre outros times, ele brilhou por Monaco e Paris Saint-Germain, na França, e pelo Milan, da Itália. Ele teve 290 gols em 632 jogos na carreira.

Considerado um dos maiores jogadores africanos da história, Weah é o único atleta do continente a vencer os prêmios da Fifa e da France Football de melhor do mundo (hoje conhecidos por "The Best" e "Bola de Ouro", respectivamente).

Nascido na Libéria, o pai do autor do primeiro gol americano na Copa do Qatar nunca disputou um Mundial. Com a ida do filho para o Oriente Médio, ele deu um jeito na agenda como presidente da república para acompanhar de perto o momento especial.

"Na semana passada, Tim Weah me disse que seu pai ia fazer uma pausa na Libéria para vê-lo jogar no Qatar na Copa do Mundo, que George nunca disputou", escreveu nas redes sociais Mani Djazmi, jornalista da "BBC". Há boas chances, portanto, de o craque dos anos 90 ter visto o gol do filho presencialmente.

Em entrevista ao Fox Sports dos Estados Unidos antes da Copa, Tim Weah revelou como conversa com o pai, um chefe de estado. "Falo com ele no WhatsApp", disse. "Se ele estiver ocupado, ele não atenderá, assim como se eu estiver ocupado, não atenderei. Meu pai é a pessoa mais normal que você já conheceu. Ele acorda e vai jogar basquete ou futebol."

Tim Weah, de 22 anos, nasceu em Nova York quando o pai estabeleceu vida nos EUA. Atualmente ele defende o Lille, da França, mas não é o único da família no futebol.

Além dele, Kyle Duncan, sobrinho de George, joga profissionalmente. O lateral-direito defende o New York RB, da MLS (liga americana de futebol).

George Weah: ligação com a política

George Weah quando foi empossado presidente da Libéria - AFP PHOTO / ISSOUF SANOGO  - AFP PHOTO / ISSOUF SANOGO
George Weah quando foi empossado presidente da Libéria
Imagem: AFP PHOTO / ISSOUF SANOGO

O craque africano largou o futebol em 2003. Aposentado, ele passou a investir na política e rapidamente escalou a cargos relevantes por causa dos feitos em campo.

Weah teve um mandato como senador e foi eleito presidente da Libéria em 2017. Desde então, administra um país que tenta se recuperar de guerras civis e sofre com desigualdade social.

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola