Topo

Copa 2018

Médico da Rússia rebate acusação de jornal alemão sobre doping: "É amônia"

Do UOL, em São Paulo

09/07/2018 12h24

Horas depois de uma reportagem do jornal alemão Bild afirmar que a seleção russa teria usado amônia na partida contra a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo, o médico da seleção russa, Edward Bezuglov, afirmou que não se trata de doping.

Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

“Esta é uma amônia comum, umedecida com algodão. Isso é feito por milhares de atletas para alegrar. É usado por décadas. Isso não é usado só no esporte, mas também por pessoas normais, quando alguém desmaia ou se sente fraco. Você pode ir à farmácia para comprar algodão e amônia. Nada a ver com o doping”, afirmou o médico ao site russo Sport Express.

O jornal alemão informa na reportagem que o uso de amônia não consta na lista substâncias proibidas, mas diz que proporciona benefícios físicos. “Para mim é doping”, afirmou um especialista em antidoping ao Bild.

A Rússia foi eliminada do Mundial pela Croácia nos pênaltis após empate por 2 a 2 nos 120 minutos. Os croatas enfrentam a Inglaterra na semifinal da Copa nesta quarta-feira (11), às 15h (de Brasília), no estádio Luzhniki.

Doping - Reprodução/Bild - Reprodução/Bild
Imagem: Reprodução/Bild

Copa 2018