Topo

Copa 2018

Youtuber é acusado de racismo ao comentar arrancada de Mbappé e se desculpa

Youtuber é acusado de racismo pela web ao comentar arrancada de Mbappé - Reprodução/Twitter
Youtuber é acusado de racismo pela web ao comentar arrancada de Mbappé Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

30/06/2018 12h35

O youtuber Julio Cocielo foi acusado por internautas de ter feito um comentário racista sobre Kylian Mbappé. Já deletada, a publicação em questão falava sobre a arrancada do francês que ocasionou o pênalti batido por Griezmann para abrir o placar para a França contra a Argentina, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, neste sábado (30).

- Veja a tabela completa, as datas e as chaves das oitavas de final
- Simule os resultados e veja como ficam as quartas de final
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

Cocielo usou sua conta oficial no Twitter para escrever o comentário. "Mbappé conseguiria fazer uns arrastões top na praia, hein?", publicou. Minutos depois, internautas começaram a dizer que a mensagem tinha conotação racista.

Pouco menos de 20 minutos depois, o youtuber apagou o post e começou a responder alguns comentários em tom de negação. "Até deletei! Já começou a aparecer! Tá f...! Uma galera assimila a piada sobre velocidade a outras coisas, nada a ver! O erro está vindo delas mesmas e não percebem", rebateu.

Em uma das respostas, ele diz que teria feito a mesma piada se a jogada veloz tivesse sido de Griezmann. "Se fosse o Griezmann no lance do pênalti, eu diria o mesmo. Eu apenas pensei na questão da velocidade, nada além disso, entende? Podia ser minha mãe correndo daquele jeito que eu diria o mesmo", disse.

UOL Esporte tentou entrar em contato com Cocielo para que ele comentasse o assunto, mas até o momento não conseguiu retorno. Horas depois do início da polêmica, o youtuber publicou um pedido de desculpas em seu perfil do Twitter.

Leia o posicionamento dele abaixo:

"Bom, vamo lá! (sic) Hoje eu fiz um tweet sobre o Mbappé e a piada se referia à velocidade dele devido a um lance do jogo, nada além disso! O tweet foi interpretado de mil formas diferentes e gerou uma grande discussão. Decidi deletar pois nunca fui de entrar em polêmicas, mas já era tarde demais, tinha tomado uma proporção enorme... Pegaram alguns comentários antigos, de uns 8 anos arás, que eu já havia feito aqui no Twitter e tenho até vergonha! Cara, como eu falava merda.

Na época, esses comentários infelizes tinham uma interpretação totalmente diferente de hoje, um momento delicado. Muitas vezes fui irônico, muitas vezes estava zoando entre amigos, muitas vezes só queria ser o engraçadão, e são coisas que eu nem lembrava de ter escrito... De qualquer forma, não existe justificativa, isso fez eu me sentir muito mal só de imaginar ter sido uma pessoa escrota.

Arrependido e APRENDIDO! Lição pra vida! Nunca mais se repetirá! Peço desculpas publicamente por ter ofendido inúmeras pessoas, e como eu sempre digo: meu sonho sempre foi alegrar e motivar todos a acreditarem nos próprios sonhos. Magoar alguém nunca foi minha intenção, quem conhece minha história ou convive comigo sabe como sou, e que jamais agiria desta forma! Vivendo e aprendendo! Não vou entrar em nenhuma discussão, assum meu erro! Desculpa!"

Veja alguns tweets sobre o caso:

Copa 2018