Topo

Copa 2018

Comitê da Copa diz que assédio a mulheres não 'é grande problema'

AFP
Imagem: AFP

Rodrigo Mattos

Do UOL, em Moscou

29/06/2018 08h38

O chefe do Comitê Organizador da Copa-2018, Aleksander Sorokin, afirmou que a questão de assédios a mulheres durante o Mundial não é um grande problema. O Comitê tinha informado que ações tinham sido tomadas sobre o assunto até com possibilidade de cancelamento da Fan IDs (credenciamento de torcedores). Mas não há números de punidos.

Desde o início da Copa, houve vídeos divulgados de brasileiros ou argentinos em que assediam mulheres russas com palavras obscenas que elas desconhecem o teor. Houve reclamações de ativistas femininas na Rússia que denunciaram o caso à Justiça.

"Esses incidentes, ou casos, de ataques assalto não são conhecidos por mim. Só vi estatística sobre isso. Não representa um problema grande. Nós pedimos para todos os fãs para exercerem respeito. Não interessa se é para mulheres, idosos, crianças. Básico de respeito em qualquer país europeu ou outro lugar. Se houver casos criminal, haverá medidas tomadas. Não interessa que seja na Copa ou não", contou Sorokin.

Questionado pelo UOL Esporte anteriormente, o Comitê Organizador reconheceu o problema, mas também ratificou que eram "casos isolados onde houve falta de respeito que levou a comportamento inaceitável de torcedores com mulheres". Segundo o Comitê, nesses casos, deve ser chamada a segurança para agir.

O COL informou que houve ação contra aqueles que assediaram, mas não soube informar quem foi punido e se houve perda de FAN IDs. Isso é uma medida que depende do Ministério de Comunicação e Média do governo Russo.

"Ação foi tomada contra pessoas que foram identificadas por essas transgressões, inclusive possível cancelamento de FAN ID", informou o Comitê, requisitando que o Ministério de Comunicações desse mais informações sobre o caso. O governo russo não respondeu a questionamentos sobre o tema.

Copa 2018