Topo

Copa 2018

Cartões definem vaga nas oitavas: Japão avança e Senegal fica pelo caminho

M"Baye Niang, do Senegal, recebe cartão amarelo - CARLOS GARCIA RAWLINS/Reuters
M'Baye Niang, do Senegal, recebe cartão amarelo Imagem: CARLOS GARCIA RAWLINS/Reuters

Do UOL, em São Paulo

28/06/2018 12h53

Novidade no regulamento da Copa do Mundo da Rússia, o fair play decidiu o segundo classificado do Grupo H às oitavas de final do Mundial. Empatado com Senegal em pontos, saldo de gols e gols pró, o Japão continua na competição porque recebeu menos cartões. Foi um prêmio para o time menos faltoso após três jogos - os asiáticos fizeram 28 faltas na primeira fase.

Assista ao gol da partida entre Japão e Polônia

- Assista ao gol de Senegal 0 x 1 Colômbia

Japão e Senegal foram derrotados por 1 a 0 na rodada desta quinta-feira (28), a terceira e última do grupo. O Japão caiu diante da Polônia, enquanto que os senegaleses foram derrotados pela Colômbia. Assim, ambos terminaram a fase de grupos com quatro pontos e quatro gols marcados e outros quatro sofridos. Como também empataram no duelo direto, por 2 a 2, o desempate foi para o fair play.

Pelos critérios da Fifa, um amarelo vale um ponto, enquanto que o amarelo seguido de um vermelho direto vale cinco, pontuação máxima. Em três jogos, os senegaleses tomaram seis cartões amarelos (logo, seis pontos), contra quatro do Japão (quatro pontos). Nos jogos desta quinta, cada um levou um cartão.

A Colômbia não precisou computar os cartões. Terminou em primeiro lugar do grupo, com seis pontos, recuperada depois de começar a competição perdendo para o Japão. Agora, na próxima fase, pega o segundo lugar do Grupo G, que pode ser Bélgica ou Inglaterra. O Japão pega o líder do outro grupo.

Curiosamente, a disputa pelo primeiro e pelo segundo lugares do Grupo G também pode acabar no fair play. Bélgica e Inglaterra chegam à última rodada, para o duelo direto, empatadas em pontos, saldo de gols e gols pró. Pelos cartões, por enquanto, é a Inglaterra que está na frente. 

Confira o regulamento da pontuação de acordo com cartões, em caso de empate nos cinco critérios anteriores:

Cartão amarelo: menos um ponto
Cartão vermelho indireto (expulsão com dois amarelos): menos três pontos
Cartão vermelho direto: menos quatro pontos
Cartão amarelo e depois cartão vermelho direto: menos cinco pontos

Copa 2018