Topo

Copa 2018

Polônia tenta honrar Lewandowski contra um Japão obrigado a se reinventar

AFP / BENJAMIN CREMEL
Imagem: AFP / BENJAMIN CREMEL

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

27/06/2018 21h00

Uma das surpresas desta Copa do Mundo, a seleção japonesa será obrigada a mudar de estilo nesta quinta-feira (28), se quiser conquistar uma vitória simples sobre a já eliminada Polônia para ir às oitavas de final. Do lado europeu, Lewandowski tenta se despedir de forma honrosa de seu primeiro (e talvez único) Mundial.

Diretor da Alemanha cita "enorme decepção", mas assegura Löw como técnico
'Catástrofe', 'maldição' e 'nocaute': imprensa repercute eliminação alemã
Hummels desabafa após eliminação da Alemanha: "Noite muito amarga"

A partida começa às 11 horas (de Brasília) na Arena Volgogrado, momento para o qual a previsão do tempo indica 35 ºC. A temperatura alta deve influenciar na estratégia do Japão, um time coletivo que correu muito para se dar bem nas partidas anteriores. “Vamos segurar a bola e nos mover; somos rápidos. Mas estará calor e talvez seja difícil correr como nos últimos jogos”, admite o técnico Akira  Nishino.

A velocidade é marca registrada dos japoneses, e nesta Copa não foi diferente: vários contra-ataques contra Colômbia e Senegal. O treinador espera que as condições não influenciem tanto no duelo contra a Polônia, mas adianta que “todos os jogadores estão cansados” e diz levar isso em consideração na escalação.

Japão - AP Photo/Eugene Hoshiko - AP Photo/Eugene Hoshiko
Acostumados a correr demais, japoneses terão que dosar o ritmo no calor de Volgogrado
Imagem: AP Photo/Eugene Hoshiko


Ao Japão, qualquer vitória basta para garantir lugar nas oitavas. Mas os erros defensivos cometidos até aqui preocupam, ainda mais tendo Lewandowski pela frente. Mas a verdade é que o atacante polonês, apesar do respeito que demanda, tem mostrado pouco daquilo que fez pelo Bayern de Munique na temporada europeia (41 gols) ou mesmo durante as Eliminatórias para a Copa (16 gols em dez jogos).

Além do mau desempenho, o camisa 9 polonês ainda criou mal-entendido após a derrota para a Colômbia, na qual declarou ter lutado como pôde apesar da “pouquíssima qualidade” de sua seleção. A fala não caiu bem entre torcedores e imprensa, mas o meia  Kuba  Blaszczykowski jura que a resposta individualista de Lewandowski “não mudou em nada a atmosfera da seleção”.

Tomando o testemunho como verdade, a Polônia ainda tem no centroavante seu líder e maior jogador, o que a motivaria a lhe dar ao menos um prêmio de consolação nesta Copa do Mundo: um gol. Seria repetir Mo Salah e Guerrero, por exemplo, atacantes que se despediram do torneio balançando a rede por Egito e Peru, respectivamente. “Queremos vencer por nossos torcedores, que sempre nos apoiaram. Queremos provar que não estamos aqui por acidente”, planeja Lewandowski.

Copa 2018