Topo

Copa 2018

Maldição: Queda alemã é a 3ª seguida de campeão na fase de grupos da Copa

Do UOL, em São Paulo

27/06/2018 12h58

As últimas edições da Copa do Mundo não têm sido gratas com os detentores de seus títulos. Com a eliminação da Alemanha após a derrota por 2 a 0 contra a Coreia do Sul, os últimos três campeões do torneio não avançaram para o mata-mata no Mundial seguinte ao que conquistaram seus troféus.

Copa-2018: Assista aos gols de Coreia do Sul 2 x 0 Alemanha

Simule resultados da última rodada e quem vai às oitavas
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

Além dos alemães, a Itália foi eliminada na fase de grupos na Copa de 2010 quando defendia o título conquistado em 2006, e a Espanha, campeã do Mundial na África do Sul, sequer avançou às oitavas de final do Mundial de 2014 ao perder para Holanda e Chile.

Ao contrário de Alemanha e Itália, a seleção espanhola foi eliminada de maneira precoce na Copa do Mundo do Brasil. Depois de ser goleada por 5 a 1 para a Holanda, a Roja caiu antes do terceiro jogo após perder para o Chile por 2 a 0. A seleção já estava eliminada quando bateu a Austrália por 3 a 0, no último jogo do Grupo B.

Mesmo com uma seleção envelhecida em 2010, esperava-se que a Itália se classificasse tranquilamente para fase decisiva da Copa na África. Entretanto, os empates por 1 a 1 com Paraguai e Nova Zelândia, e a derrota na última rodada por 3 a 2 contra a Eslováquia, no Grupo F, fizeram com que os tetracampeões voltassem mais cedo para casa.

Das seis edições de Copa do Mundo com 32 seleções, só o Brasil conseguiu ir ao mata-mata em 1998 e 2006 depois de vencer o torneio em 1994 e 2002. No Mundial da Coreia do Sul e Japão, a favorita França foi eliminada sem fazer um gol sequer no Grupo A. A equipe perdeu para Senegal por 1 a 0 na estreia, empatou por 0 a 0 com o Uruguai e teve sua queda sacramentada após a derrota sofrida contra a Dinamarca, por 2 a 0.

Brasil já foi vítima da maldição

Pelé deixa o campo após Brasil ser eliminado para Portugal na Copa de 1966 - Empics - Empics
Imagem: Empics

Apesar do retrospecto positivo, o Brasil também já foi eliminado na fase de grupos no torneio seguinte ao que ganhou. Bicampeão em 1958 e 1962, a seleção não avançou à fase final da Copa do Mundo de 1966. Depois de vencer a Bulgária por 2 a 0, a Canarinho deixou a competição precocemente ao perder por 3 a 1 para Hungria e Portugal.

A primeira seleção a não conseguir defender seu título de Copa pela queda na fase de Grupos é a Itália. Depois de vencer os Mundiais de 1934 e 1938, a Azzurra não conseguiu avançar em 1950. A equipe até bateu o Paraguai por 2 a 0, mas a derrota por 3 a 2 contra a Suécia na primeira rodada impediu os italianos de ficarem com a única vaga do Grupo 3. Dos 22 jogadores que foram à Copa no Brasil, nenhum deles participou dos primeiros títulos italianos, já que a Copa não aconteceu nos anos 1940 por conta da Segunda Guerra Mundial.

Campeão da primeira Copa do Mundo, o Uruguai sequer disputou o Mundial de 1934. A Celeste boicotou o Mundial que aconteceu na Itália em represália as seleções europeias que não quiseram ir a Copa de 1930, quatro anos antes.

Copa 2018