Topo

Copa 2018

Copa do Mundo ganha nova bola a partir das oitavas de final

Nova bola da Copa da Rússia será usada a partir das oitavas de final - Divulgação
Nova bola da Copa da Rússia será usada a partir das oitavas de final Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/06/2018 07h17

A Fifa anunciou, nesta terça-feira (26), que a Copa do Mundo da Rússia terá uma nova bola a partir dos jogos das oitavas de final, que começam no próximo sábado (30).

Simule resultados da última rodada e quem vai às oitavas
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

A única mudança é a cor. Ao invés de detalhes em cinza e preto, agora trará as cores preto e vermelho junto ao branco, o que é uma homenagem ao país anfitrião. Ela é feita com os mesmos seis painéis geométricos da Telstar 18 que a Adidas, patrocinadora oficial da Copa, desenvolveu nos últimos quatro anos.

Além disso, a bola passará a ser chamada de Telstar Metchta, que significa "sonhos" ou "ambições" em russo. A inclusão de uma palavra em russo ainda evita qualquer polêmica. Telstar foi também o nome dado à bola da Copa de 1970, em homenagem ao satélite da Nasa de mesmo nome que permitiu pela primeira vez, em 1962, uma transmissão ao vivo entre EUA e Europa.

A estreia da nova bola será na partida entre o primeiro colocado do Grupo C e o segundo do Grupo D, no sábado, às 11h (de Brasília), na Arena Kazan.

Esta é a primeira vez que a Adidas lança uma nova bola no começo do mata-mata. Nas últimas três edições do Mundial, a mudança só ocorreu na final, quando as bolas tiveram detalhes em dourado.

Copa 2018