Topo

Copa 2018

Torcedores que brigaram na Rússia são vetados em estádios argentinos

Briga Argentina Croácia Copa do Mundo - Reprodução
Briga Argentina Croácia Copa do Mundo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/06/2018 16h24

O governo federal da Argentina promete ser duro na punição aos torcedores do país que brigaram com croatas antes da partida entre as duas equipes na Copa do Mundo, na semana passada. Nesta segunda-feira (25), a ministra da Segurança Nacional, Patricia  Bullrich, anunciou que os 24 argentinos identificados estão proibidos de frequentar estádios no país. Sete deles já foram presos na Rússia.

Argentinos agridem croatas dentro de estádio durante derrota na Copa
Fifa pune Argentina e Croácia por briga entre torcedores
Sampaoli fala em mudanças e quer time jogando para Messi contra a Nigéria

Além disso, a Argentina fez uma solicitação formal aos organizadores da Copa do Mundo para que sejam retiradas as credenciais dos 24 torcedores. Chamadas de Fan ID, elas são necessárias para que os torcedores entrem nos estádios e inclusive se desloquem entre cidades. É também esse o documento que vale como visto de permanência na Rússia. 

"Estes são os 24 violentos que causaram a feroz luta entre os torcedores antes do jogo entre Argentina e Croácia. Pedimos à Rússia pela retirada da Fan ID deles. Aqui (na Argentina), a partir de hoje (segunda), eles não entram em nenhum estádio. Nós vamos permanecer firmes contra os vândalos que querem passar por cima da lei", escreveu a ministra no Twitter, compartilhando fotos dos 24 torcedores.

Nas imagens da briga, registradas em vídeo, é possível ver os torcedores da Argentina em maior quantidade e agredindo um croata no chão com chutes no corpo e na cabeça. A briga foi realizada em um dos corredores que leva às arquibancadas do estádio de Nizhny Novgorod, onde a Croácia venceu por 3 a 0 na 2ª rodada do grupo D da Copa do Mundo da Rússia.

A confusão começou com agressões verbais e xingamentos, mas se tornou física e resultou nas agressões aos croatas.

Nesta segunda, o Comitê Disciplinar da Fifa condenou as federações nacionais de Argentina e a Croácia pela briga. A AFA (Associação do Futebol Argentino) recebeu uma multa de R$ 402 mil, enquanto a federação croata vai ter de pagar R$ 49 mil para a entidade máxima do futebol.

As duas seleções definem seu futuro na Copa do Mundo nesta terça-feira, a partir das 15h (de Brasília). A Argentina, que precisa vencer para ter chances de ir às oitavas de final, encara a Nigéria em São Petersburgo, enquanto a Croácia pega a Islândia.

Copa 2018