Topo

Copa 2018

Fernanda Gentil rebate fã sobre assédios na Copa: "Não pode com ninguém"

Do UOL, em São Paulo

25/06/2018 12h48

Depois de circular nas redes sociais um vídeo do repórter Ben-Hur Correia sendo xavecado e ser comparado com a série de assédios que tem acontecido na Copa, Fernanda Gentil foi questionada em seu Twitter por um fã a respeito da situação e rebateu a afirmação.

Brasileiros precisam entender que assédio não é brincadeira
Brasileiro de vídeo machista pede perdão, mas vê tempestade em copo d'água
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial

Um internauta compartilhou o vídeo com o repórter do SporTV, marcou a rede social de Fernanda e a questionou se pode quando o profissional é um homem. "Quando é com o homem pode né..  @Fernanda_Gentil #hipocritas", afirmou.

Em resposta, Fernanda Gentil foi direta. “Pode com qualquer um que concordar e curtir a situação. Não pode com ninguém que se sinta coagido ou obrigado a participar do contexto. Não importa se for homem, mulher ou um animal. Te respondi?”, escreveu a apresentadora, que está na Rússia pela TV Globo.

O repórter Ben-Hur Correia apareceu em um vídeo sendo xavecado por um grupo de mulheres, durante uma transmissão em Las Vegas. Muitos internautas aproveitaram o vídeo e compararam com a série de assédios que mulheres e jornalistas tem sofrido durante a Copa do Mundo 2018.

Em entrevista ao UOL Esporte, Ben-Hur condenou a atitude das pessoas ao igualarem as situações.

“Esse argumento que estão usando é uma falácia. São situações completamente distintas que estão tentando equiparar. E o que eu quis fazer é mostrar que eu não concordo com essas pessoas. São situações completamente diferentes”, afirmou.

Entenda a sequência de casos de assédio

assédio - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O primeiro vídeo a viralizar mostrou vários homens brasileiros cantando as palavras "b... rosa" ao redor de uma mulher loira. O primeiro a ser identificado foi o advogado Diego Valença Jatobá.

Posteriormente, foi feita a identificação do engenheiro Luciano Gil, do Piauí, e de Eduardo Nunes, tenente da Polícia Militar de Santa Catarina. A OAB-PE, a PM de SC e a Assembleia Legislativa de Pernambuco, além de coletivos feministas e personalidades públicas, já condenaram a atitude dos brasileiros.

O segundo vídeo que veio à tona expôs dois homens brasileiros que pediam para três mulheres estrangeiras repetirem as palavras "eu quero dar a b... para você". Assim como a primeira moça, elas riram e mostraram não entender o que estavam dizendo.

Desde então, outros vídeos machistas foram divulgados. Na semana passada, uma nova filmagem mostrou um brasileiro agindo de maneira semelhante ao pedir para uma russa falar "você vai dar para todo mundo de Montes Claros". Em outro vídeo, um brasileiro faz piadas homofóbicas com uma criança russa.

Os casos podem se tornar um problema jurídico no país-sede da Copa do Mundo. A jurista Alyona Popova entrou com uma denúncia após recolher assinaturas em uma petição que recrimina o ato de alguns brasileiros no país.

Copa 2018