Topo

Copa 2018

Zico diz que tentou convencer Zagallo a levar Marcelinho para a Copa de 98

reprodução/YouTube
Imagem: reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

27/04/2018 18h06

Assistente de Zagallo na Copa do Mundo de 1998, Zico tentou se fazer ouvir na comissão técnica da seleção brasileira. Mas seu apoio para a convocação de Marcelinho Carioca acabou não sendo suficiente para convencer o treinador.

“Não sei se eu já te disse isso, mas em 98 fui voto vencido. O meu jogador pelo lado direito era você para a seleção. A gente tinha as reuniões, mas o técnico era o Zagallo, ele decidia. Nas reuniões de comissão técnica, ele pedia a opinião e a gente falava. Se não pede, a gente deixa na dele porque técnico é quem manda”, disse o Galinho.

A confissão foi feita enquanto entrevistava o ídolo corintiano em seu canal do YouTube, intitulado “Canal Zico 10”. Zico deixa claro que até hoje não entende o que levou Zagallo a preterir Marcelinho, que acabou sendo campeão brasileiro com o Corinthians em 1998 e 1999.

“A dificuldade era tanta que, na Copa, quem jogou pela direita foi o Leonardo, todo torto. Eu lembro que nos amistosos eu falava que o cara que melhor se encaixava era o Marcelinho, arrebentando no futebol brasileiro. Não sei porque cargas d’água não te deram oportunidade na seleção”, afirmou o flamenguista.

Marcelinho só foi convocado em setembro de 1998, após a disputa do Mundial. Ele agradeceu pela revelação de Zico e deu a entender que poderia ter sido convocado não apenas em 98, na França, mas também nas Copas de 1994 e 2002. “Em 94, eu estaria no grupo da Copa do Mundo tranquilamente”, disse.

“Respeito todos que foram e a decisão do treinador. Fui decisivo no Campeonato Paulista, decisivo no Campeonato Brasileiro, fazendo gols, meia atacante chegando... Em 98, seria o titular pela direita ali, sim. Até te agradeço porque estou sabendo disso agora, não sabia. Em 2002 também estaria ali, porque eu já vinha fazendo uma ala com o Cafu muito bem”, acrescentou Marcelinho.

Zico explicou o que o faz acreditar que o jogador do Corinthians seria a melhor opção para o lado direito em 1998. “Era o Rivaldo, o Ronaldo no meio, Giovanni, que foi quem caiu para aquele lado primeiro, não tinha nem cacoete para jogar, e do lado esquerdo tinha Denilson... Pô, do lado direito só tinha você arrebentando no futebol brasileiro!”, reiterou o Galinho.

Veja o vídeo na íntegra:

Copa 2018