Topo

Copa 2018

Trump dá indireta a países que não apoiarem EUA como sede da Copa de 2026

27/04/2018 00h06

O presidente norte-americano, Donald Trump, manifestou seu apoio aos Estados Unidos como sede da Copa do Mundo de 2026 de forma inusitada nesta quinta-feira (26), advertindo para as repercussões políticas para quem votar contra.

"Os Estados Unidos apresentaram uma candidatura forte com Canadá e México para a Copa do Mundo de 2026. Seria uma pena se países que sempre apoiamos fizessem lobby contra a candidatura norte-americana. Por que deveríamos apoiar estes países quando eles não nos apoiam?", questionou Trump no Twitter.

A mensagem é uma indireta a quem votar a favor do Marrocos, o único país a apresentar uma candidatura alternativa à norte-americana. Noel Le Graet, presidente da Federação Francesa de Futebol, declarou há alguns dias que seu país apoiará o Marrocos, do mesmo modo que Ahmad Ahmad, presidente da Confederação Africana de Futebol, que foi além e pediu o apoio de toda a Europa. Já a Conmebol decidiu apoiar "por unanimidade" a candidatura norte-americana.

A sede do Mundial de 2026 será conhecida no próximo dia 13 de junho, em Moscou, antes do início da Copa da Rússia.

A candidatura de Estados Unidos, México e Canadá é vista como a grande favorita para sediar a Copa do Mundo de 2026 devido à infraestrutura já existente, mas causa preocupação justamente diante das posições de Trump em relação aos imigrantes.

Copa 2018