Topo

Copa 2018

De cuspidas à amizade: como a seleção uniu Sergio Ramos e Diego Costa

Sergio Ramos e Diego Costa dizem que agora são como irmãos - Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
Sergio Ramos e Diego Costa dizem que agora são como irmãos Imagem: Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/04/2018 04h00

Em dezembro de 2012, Diego Costa e Sergio Ramos travaram um duelo à parte durante o clássico madrilenho entre Real e Atlético. Provocaram-se o jogo inteiro, trocaram empurrões e até cuspiram um no outro. Pouco mais de um ano depois, tornaram-se grandes amigos. Como? Foram unidos pela seleção espanhola na preparação para a Copa do Mundo de 2014.

Depois do duelo de 2012, que teve ainda ameaça de mordida e cabeçada entre a dupla, o zagueiro do Real havia provocado o atacante dizendo que não o respeitava e que ele era um mau exemplo para as crianças.

As coisas só começaram a mudar no ano seguinte. Em 2013, quando a opção de Diego Costa pela Espanha se tornou oficial, foi Sergio Ramos quem fez questão de ligar para o brasileiro e dar as boas-vindas. A relação intensa entre rivais começava ali a ganhar contornos diferentes, muito mais amenos e positivos.

Diego Costa estreou pela Espanha em março de 2014, numa vitória sobre a Itália. Foi a primeira chance de conviver com Sergio Ramos, titular naquele amistoso. Poucos meses depois, em território brasileiro, a relação evoluiu, e rápido.

Durante a concentração da Espanha na Copa, Diego Costa e Sergio Ramos se aproximaram bastante. Disputaram muitos jogos de videogame, passaram a conversar com frequência e até passearam juntos de bicicleta. Deixaram para trás a rivalidade como adversários. “Somos como irmãos”, declarou o brasileiro naquele ano.

Se havia uma preocupação por parte dos espanhóis sobre como seria a relação dos dois nos período pela seleção, a velocidade com que se tornaram amigos superou qualquer expectativa.

“Ele é como eu, quer sempre ganhar. Joga duro e ajuda seu time a ser mais forte. Sempre nos enfrentávamos, nos insultávamos e depois ríamos de tudo... estávamos em um jogo de futebol e isso é normal”, argumentou Diego Costa tempos depois.

Eles, no entanto, não abrem mão de uma coisa: jogar duro um com o outro quando estão em times adversários. E como atualmente eles novamente se enfrentam defendendo os rivais Real e Atlético, essa lei vale mais do que nunca. “Se tivermos que nos pegar faremos isso, porque ambos querem ganhar. Vamos brigar e pronto. Isso está claro”, disse Diego Costa, resumindo sua relação de irmão com Sergio Ramos.

Copa 2018