Messi chegou a 33 finais na carreira, mas vitórias desabam com a seleção
Grande esperança da Argentina na Copa do Mundo, Messi pode se orgulhar de ter um currículo invejável de vitórias em decisões. Com mais de 30 finais na carreira, seus números impressionam. Mas tem um problema: pela seleção principal, o camisa 10 vê seu desempenho desabar. Na verdade, ele nunca foi campeão com a Argentina em torneios de primeira grandeza.
Com a decisão da Copa do Rei no último sábado, em que o Barcelona conquistou o título diante do Sevilla, Messi totaliza 33 finais em seu histórico, das quais levou a melhor em 23, com aproveitamento de 69%.
Essa lista inclui decisões que vão desde a Supercopa da Espanha até a Copa do Mundo, passando por Olimpíada e Mundial sub-20.
E é nessa divisão entre Barcelona e Argentina que o histórico de Messi muda completamente. Para tristeza dos “hermanos”, o camisa 10 tem seis finais pela Argentina. Pela seleção principal, foram quatro decisões e quatro derrotas: na Copa do Mundo de 2014 e em três edições da Copa América (2007, 2015 e 2016).
Os únicos triunfos de Messi por seu país foram na Olimpíada de 2008, na China, e no Mundial sub-20 de 2005. Portanto, em torneios sem o time principal.
Assim, enquanto seu aproveitamento em finais pelo Barcelona é de 77%, pela Argentina esse número cai para 33%. Ou, pior, para zero, se consideradas só as finais pela seleção principal.
Mas um fato é incontestável: o protagonismo de Messi nesses jogos. Nas 23 decisões em que levou a melhor, ele fez gol em 15 confrontos (total de 24 gols, incluindo gols em partidas de ida e volta da Supercopa da Espanha). No meio deste ano, porém, ele terá mais uma chance de conquistar o mundo com a seleção.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.