Topo

Copa 2018

Como marmita e multas podem ajudar jovem da Espanha a chegar na Copa

Santi Mina é um dos espanhóis com mais gols na liga local - David Ramos/Getty Images
Santi Mina é um dos espanhóis com mais gols na liga local Imagem: David Ramos/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/03/2018 04h00

Enquanto Messi e Suárez brigam pela artilharia do Campeonato Espanhol, um atacante local que corre por fora nessa disputa tem outra prioridade: encher os olhos do técnico da Espanha, Julen Lopetegui. A poucos meses da Copa do Mundo na Rússia, Santi Mina, do Valencia, aposta na reta final da temporada para garantir um lugar entre os 23 convocados e não poupa esforços para isso.

Na verdade, Santi Mina conta com a alta exigência de seu treinador, Marcelino Toral, para chegar em forma na convocação definitiva. E isso inclui uma briga intensa contra a balança e um cardápio sem dar muitas chances para desvios e gostos pessoais.

À frente do Valencia desde maio do ano passado, Marcelino é conhecido por ser muito metódico e extremamente rigoroso quanto à forma física de seus jogadores. Por isso, é normal os atletas levarem marmitas para casa depois do treino realizado à tarde. É uma garantia de que o jantar será balanceado, feito sob medida para um jogador de futebol que precisa se recuperar.

Se oferece tais condições para ajudar os jogadores, Marcelino também os cobra com veemência. No caso da balança, estar um quilo acima do peso estipulado para cada um rende uma multa: o valor pode chegar a quatro dígitos, segundo o “El Confidencial”.

A medida foi bem recebida pelos dirigentes do Valencia quando Marcelino foi contratado, e o elenco também a aceitou. Assim, não há espaço para muita argumentação quando o assunto é o peso de cada jogador.

Santi Mina não tem do que reclamar. Aos 22 anos, está entre os espanhóis mais bem posicionados na lista de artilheiros do campeonato local. Com 11 gols, é o principal goleador do Valencia e só fica atrás de Iago Aspas, do Celta, e está empatado com Ángel, do Getafe.

Lopetegui já admitiu que olha Santi Mina com atenção. Ele, inclusive, tem sido presença frequente no estádio Mestalla para acompanhar de perto alguns nomes, entre eles o do jovem atacante espanhol.

O desempenho coletivo do Valencia também tem ajudado. Se o Barcelona disparou na liderança do Espanhol, o Valencia aparece na quarta posição a um ponto do poderoso Real Madrid e com boa vantagem para o quinto, dando boa perspectiva de conquistar uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

Na última rodada do Espanhol, Santi Mina sentiu um problema muscular que deve afastá-lo do time por duas semanas. Sua boa sequência, no entanto, ainda alimenta a esperança de convencer Lopetegui a levá-lo para a Rússia.

Copa 2018