Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

CBF estuda pedir à Fifa ajuda a clubes para estruturar Liga do Brasileiro

Em discurso, Ednaldo Rodrigues confirmou apoio à Liga - Reprodução/Instagram @cbf_futebol
Em discurso, Ednaldo Rodrigues confirmou apoio à Liga Imagem: Reprodução/Instagram @cbf_futebol

24/03/2022 03h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A diretoria da CBF estuda pedir ajuda da Fifa para apoiar uma estruturação pelos clubes da Liga do Brasileiro. A federação internacional já fez esse papel em outras ligas como a da China. Durante seu discurso de posse, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, disse apoiar a Liga.

A ideia da CBF seria dar instruções sobre as formatações do campeonato em pontos-chave como arbitragem, registro de jogadores e calendário. Para isso, apresentariam modelos usados internacionalmente por outras competições.

No caso da arbitragem, os juízes terão de manter o vínculo com a CBF, como é feito em outras federações internacionais. É por meio das entidades que a Fifa estabelece um controle de aplicação de regras. Mas é possível criar corpos profissionais de árbitros, como na Premier League, e as escalas serem feitas por outra entidade.

Em relação ao calendário, Rodrigues afirmou que vai ouvir os clubes sobre sua formatação. A palavra final continua a ser da CBF. Sua ressalva é de que a Liga tem de respeitar os calendários da Conmebol e da Fifa.

"Com relação ao calendário, com todo o respeito à reforma tributária, o calendário do futebol brasileiro é uma reforma tributária multiplicada por dez. Foi nomeada uma comissão de clubes de forma democrática no âmbito do Conselho Técnico, Serie A, B, C, D", disse Ednaldo.

"É uma discussão, tem que haver mais pessoas opinando e debatendo. A CBF vai estar à disposição para demandas nesse sentido, dialogue e seja respeitada a vontade dos clubes, desde que sejam respeitados os calendários da Conmebol e da Fifa."

Ao final da eleição, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, deixou claro que o calendário, principalmente relacionado aos conflitos entre datas de campeonatos e seleção, é uma questão. Reafirmou que quer uma pessoa alinhada ao interesse dos clubes no departamento de competições da CBF.

"Espero que daqui para a frente tenhamos uma pauta importante com soluções para os problemas dos clubes, que é o que os clubes sempre pediram e que foi prometido por ele no discurso de posse", analisou Landim.

"Falou sobre esses dois assuntos, Liga e calendário. Atrapalha demais [ter jogadores convocados no campeonato], a gente está sofrendo isso nos últimos anos. Vamos sofrer no meio do ano, paralisação do meio do ano, esse é um grande problema. É uma das coisas que precisa acertar. Um dos pleitos é que a pessoa que vai ficar coordenando o calendário no futebol trabalhe junto com a Liga porque precisamos trabalhar junto com a Liga."

O Flamengo já fez sugestões no final de 2021 para que, na temporada seguinte, os campeonatos parassem nas datas-Fifa. Não foi acatado pelo departamento de competições. Há cinco datas do Brasileiro comprometidas em dias de jogos da seleção.