Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Candidato único, Ednaldo tem apoio de 37 clubes para presidência da CBF

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

22/03/2022 03h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ao final da última semana, o presidente interino da CBF, Ednaldo Rodrigues, foi confirmado como candidato único na eleição na entidade. Sua chapa conta com a assinatura de 37 clubes da Série A e B, isto é, apenas três não deram aval. Além disso, 26 federações sinalizaram seu apoio ao dirigente.

A eleição de Ednaldo Rodrigues está marcada para quarta-feira, dia 23 de março. É uma mera formalidade já que a oposição não conseguiu formar uma copa.

O vice-presidente da CBF Gustavo Feijó queria se lançar candidato. Ele tinha o apoio de cinco federações, entre elas a Mineira. Mas não conseguiu juntar mais apoios, principalmente entre os clubes. Por isso, não inscreveu sua chapa.

Com isso, quatro das federações estaduais foram para o lado de Ednaldo, com exceção de Alagoas, berço político de Feijó.

Já os clubes da Série A tinham acertado apoio para Ednaldo durante reunião em que obtiveram aval para a Liga e aceitaram manter as regras eleitorais com maior peso de voto para federações. Dos clubes das Séries A e B, 37 deram apoio para o presidente interino.

Não assinaram a chapa do presidente o CSA e CRB, de Alagoas, que não foram procurados por respeito. O Grêmio também não assinou. Mas o presidente gremista, Romildo Bolzan, explicou que inicialmente não foi procurado para dar apoio à chapa, então, entendeu que não havia interesse da entidade. Só depois, já com todas as assinaturas colhidas, a situação da CBF falou com a diretoria gremista. Romildo informou que estará na eleição.