Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Como é a seleção da Albânia, que Sylvinho está a um ponto de levar à Euro

Um ponto em dois jogos. Isso é tudo que Sylvinho, treinador brasileiro que já foi auxiliar de Tite e dirigiu Corinthians e Lyon, precisa para classificar a modesta seleção da Albânia para a Eurocopa-2024.

A vaga pode ser conquistada amanhã, com uma rodada de antecipação, no confronto contra a Moldávia, fora de casa. Se o pior acontecer, a classificação tem tudo para ser assegurada na segunda-feira, em seus domínios, frente às Ilhas Faroe, que só somaram um ponto em sete partidas no Grupo E das eliminatórias.

Invicta há seis jogos (cinco vitórias e um empate) e 59ª colocada no ranking da Fifa, a Albânia jamais disputou uma Copa do Mundo e só marcou presença em uma edição de Euro em toda a história. Na França-2016, foi eliminada ainda na fase de grupos, com um triunfo sobre a Romênia e derrota para Suíça e os anfitriões.

Quem joga pela Albânia?

Sylvinho não conta com um material humano dos mais fartos na sua seleção. Afinal, boa parte dos jogadores de origem albanesa mais importantes no cenário internacional optaram por defender outros países. O volante Granit Xhaka (Bayer Leverkusen) e o meia-atacante Xherdan Shaqiri (Chicago Fire) jogam pela Suíça, enquanto o zagueiro Amir Rrahmani (Napoli) é atleta de Kosovo.

Com isso, os principais destaques individuais da equipe são o volante Kristjan Asllani, reserva da Inter de Milão, e o centroavante Armando Broja, que também é banco no Chelsea e quase não tem sido aproveitado nas eliminatórias da Euro por conta de problemas físicos. O lateral direito Elsied Hysaj (Lazio) e o zagueiro Berat Djimsiti (Atalanta) também são valores acima da média albanesa.

Quem tem brilhado na histórica campanha é o meia-atacante Jasir Asani, que atua na Coreia do Sul. Normalmente aberto pela direita, ele é um dos artilheiros da seleção (três gols) e também o jogador que mais distribuiu assistências (três passes para companheiros marcarem).

Como joga a Albânia?

O treinador brasileiro não é adepto de grandes inovações do ponto de vista tático e quase sempre escala o seu time da mesma forma, no 4-2-3-1.

Continua após a publicidade

A diferença para alguns outros técnicos mais agressivos que são adeptos desse esquema é que ele costuma armar sua primeira linha de meio-campistas com dois jogadores de características mais defensivas (primeiros volantes, como costumamos chamar no Brasil).

Sylvinho tem em sua comissão técnica dois especialistas nessa função. O argentino Pablo Zabaleta, que depois se transformou em lateral direito e fez uma carreira de sucesso no Manchester City, e o brasileiro Doriva são seus auxiliares diretos.

Quem já está na Euro?

Prevista para ser disputada entre os dias 14 de junho e 14 de julho de 2024, em dez cidades diferentes da Alemanha, a próxima edição da Euro já definiu nove das 24 seleções participantes.

Além dos anfitriões germânicos, classificados por serem o país-sede, Bélgica, França, Portugal, Espanha, Escócia, Turquia, Áustria e Inglaterra também asseguraram presença antecipada no torneio graças a campanhas de destaque nas eliminatórias.

A Euro-2024 será a 17ª edição da competição continental organizada pela Uefa. Alemanha e Espanha, com três títulos cada, são as maiores vencedoras da história. A atual campeã é a Itália, que derrotou a Inglaterra na decisão de 2020.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do que foi informado, o jogo entre Albânia e Moldávia será amanhã (17). O erro já foi corrigido.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes