Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

França, Espanha, Holanda: 'Geração Endrick' já se espalha pelas seleções

Convocado pela primeira vez para a seleção adulta, Endrick poderia estar junto com o Brasil sub-17 que está disputando desde o último fim de semana o Mundial da categoria, lá na Indonésia.

Só que o atacante do Palmeiras, que só atingirá a maioridade legal em 21 de julho de 2024, não é o único prodígio que está queimando etapas e estreando no mais alto escalão do futebol dos adultos mais cedo do que o habitual.

Pelo contrário, a "geração Endrick", formada por adolescentes que acabaram de completar 18 anos ou que ainda não festejaram esse aniversário, já começou a se espalhar por algumas das seleções mais importantes do planeta.

França, Espanha e cia.

Nesta Data Fifa, pelo menos dez seleções minimamente relevantes no cenário internacional (que disputaram alguma Copa do Mundo neste século) darão oportunidade a algum garoto nascido a partir de 2005.

A Espanha utilizará o mais jovem deles, o meia-atacante Laminel Yamal, jovem astro do Barcelona que tem 16 anos e quatro meses e já vem sendo convocado desde os compromissos de setembro da "La Roja".

Outra campeã mundial que recorrerá ao talento adolescente nesta e na próxima semana é a França, que resolveu chamar pela primeira vez o meia Warren Zaire-Emery, de 17 anos e cinco meses, que assumiu a titularidade do Paris Saint-Germain no fim da temporada passada.

Holanda, com o zagueiro e lateral esquerdo Jorrel Hato (Ajax), e Bélgica, do meio-campista Arthur Vermeeren (Royal Antuérpia), são outras seleções com história recente de sucesso que convocaram jogadores sub-18.

Nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2026, Endrick terá a companhia do meia-atacante equatoriano sensação Kendry Páez, do Independiente del Valle, que é oito meses mais novo que ele e até já balançou as redes na competição, e também do atacante chileno Damián Pizarro (Colo-Colo), que é nascido em 2005.

Continua após a publicidade

Após não vencer nenhum dos seus compromissos da última Data Fifa (empatou com a Venezuela e perdeu para o Uruguai), o Brasil joga contra Colômbia, quinta-feira, fora de casa, e Argentina, na próxima terça, no Maracanã, nesta rodada dupla do qualificatório.

'Geração Endrick' nas seleções adultas

BÉLGICA: Arthur Vermeeren (nascido em 07/02/2005)
TURQUIA: Kenan Yildiz (nascido em 04/03/2005)
CHILE: Damián Pizarro (nascido em 28/03/2005)
CANADÁ: Luc de Fougerolles (nascido em 12/10/2005)
ESLOVÁQUIA: Leo Sauer (nascido em 16/12/2005)
HOLANDA: Jorrel Hato (nascido em 07/03/2006)
FRANÇA: Warren Zaire-Emery (nascido em 08/06/2006)
BRASIL: Endrick (nascido em 21/07/2006)
EQUADOR: Kendry Páez (nascido em 04/03/2007)
ESPANHA: Lamine Yamal (nascido em 13/07/2007)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes