Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Por que 3 seleções estrangeiras torcem contra estreia de Pepê pelo Brasil?

Uma das novidades do Brasil para a última rodada dupla deste ano das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2026, o meia-atacante Pepê tem uma grande torcida para que não seja utilizado por Fernando Diniz nos jogos contra Colômbia e Argentina.

É que pelo menos três seleções estrangeiras têm interesse em contar com o futebol do jogador do Porto e precisam que ele continue sem nenhuma partida oficial com a camisa canarinho no currículo para permanecer legalmente apto a vestir a camisa de outra equipe nacional.

Paraguai e Itália já entraram em contato com o ex-Grêmio para sondar a possibilidade de uma convocação. Portugal ainda não fez nenhuma movimentação semelhante porque primeiro precisa que o atleta adquira cidadania lusa.

Preferência sempre foi o Brasil

Apesar do assédio recebido nos últimos meses, Pepê sempre deixou claro que sua prioridade era esperar uma oportunidade no Brasil e que só aceitaria jogar por outras seleções caso percebesse que as portas da CBF estavam fechadas para ele.

O meia-atacante é natural de Foz do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Paraguai, e é apto a jogar pela equipe guarani por conta da família materna. Já seu pai é de ascendência italiana, o que faz com que ele seja convocável pela Azzurra.

O caso de Portugal é um pouco diferente. Jogador do Porto desde 2021, o brasileiro precisa ter cinco anos de residência ininterrupta do país para poder ganhar a cidadania lusa e ser convocado pela seleção. Ou seja, ele só ficaria disponível para os Tugas depois do Mundial-2026.

Mas os planos de Paraguai, Itália e Portugal dependem de Pepê não ir a campo pelo Brasil nesta semana, na próxima e nem no futuro.

Opção para a lateral

Apesar de ter jogado durante toda a carreira como meia-atacante aberto pelos lados do campo, Pepê foi convocado por ser uma opção para a lateral direita da seleção.

Continua após a publicidade

O jogador vem sendo aproveitado eventualmente na linha defensiva do Porto desde sua primeira temporada por lá. Normalmente, ele é recuado para fazer as vezes de lateral quando o técnico Sérgio Conceição precisa lançar mão de uma formação mais ofensiva para furar uma retranca ou reverter um resultado adverso.

Nesta Data Fifa, Diniz chamou apenas um lateral direito de origem, Emerson Royal, que curiosamente tem sido aproveitado mais pela esquerda no Tottenham. Danilo (Juventus) e Vanderson (Monaco), as primeiras opções do técnico para o setor, estão machucados, enquanto Yan Couto (Girona) foi deixado de lado na convocação.

Sob pressão

Após tropeçar nos dois compromissos da última Data Fifa (empate em casa com a Venezuela e derrota para o Uruguai, em Montevidéu), a seleção voltou a se reunir nesta semana para tentar aliviar um pouco a pressão sobre Diniz e encerrar o ano com bons resultados.

O problema é que esta rodada dupla das eliminatórias promete ser das mais complicadas. Amanhã, o Brasil visita a Colômbia, em Barranquilla. Na terça-feira, o desafio é simplesmente o clássico contra a Argentina, campeã mundial, no Maracanã.

Por enquanto, a seleção está atrás de argentinos e uruguaios e ocupa a terceira colocação no qualificatório sul-americano, com sete pontos conquistados em quatro jogos.

Continua após a publicidade

Com a ampliação no número de participantes da Copa-2026, que contará com a presença de 48 países, os seis primeiros colocados das eliminatórias da Conmebol vão ao Mundial. A sétima melhor equipe do continente ainda ganha uma segunda chance de classificação e participa da repescagem global.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes