Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

7 caras novas das seleções sul-americanas para seu time contratar em 2024

Brasil e Colômbia se enfrentam amanhã, em Barranquilla, pela quinta rodada das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2026.

A partida provavelmente será acompanhada com atenção pelos dirigentes dos clubes do futebol pentacampeão mundial. No entanto, os cartolas nacionais deveriam estar preocupados também com os outros jogos do dia válidos pelo torneio continental.

Afinal, os compromissos das equipes nacionais filiadas à Conmebol são uma oportunidade de ouro para avaliação de jogadores, especialmente os mais jovens, que podem ser opções viáveis de reforços para times do Brasil.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete caras novas das seleções sul-americanas que poderiam aparecer nas listas de contratações das equipes nacionais para o começo do próximo ano.

DAMIÁN PIZARRO
Atacante, 18 anos
Chile, Colo-Colo (CHI)

Um ano mais velho que Endrick, é visto no Chile como um jogador que tem tudo para se firmar no primeiro escalão da Europa. Mas, ainda que já existam rumores de um possível interesse do Benfica em contratá-lo, Pizarro ainda é um alvo viável para clubes brasileiros. O que chama a atenção no camisa 9 do Colo-Colo é o porte físico típico de um centroavante de área (tem 1,87 m), algo pouco comum entre os chilenos. Em alta nas últimas semanas, marcou quatro gols nos quatro jogos mais recentes em que foi utilizado.

FEDERICO VIÑAS
Atacante, 25 anos
Uruguai, León (MEX)

Imagem
Imagem: Divulgação

O centroavante canhoto que joga no México desde 2020 acabou de ser convocado pela primeira vez e é mais uma das opções ofensivas que serão testadas por Marcelo Bielsa para substituir a geração Cavani/Luis Suárez. Reserva do América até a temporada passada, Viñas vive grande fase desde que se transferiu para o León e marcou seis gols em 12 partidas disputadas no Campeonato Mexicano. No próximo mês, irá disputar o Mundial de Clubes contra Fluminense e Manchester City.

Continua após a publicidade

ÓSCAR ZAMBRANO
Volante, 19 anos
Equador, LDU (EQU)

Imagem
Imagem: Reprodução

O grande nome da nova geração equatoriana é Kendry Párez. Mas o garoto de 16 anos já está vendido para o Chelsea. Zambrano, por outro lado, ainda está disponível para as equipes do Brasil... só não se sabe por quanto tempo. Apesar de ter sido reserva da LDU na maior parte da campanha do título da Copa Sul-Americana, o volante já descolou uma chance na seleção principal graças a um ótimo poder de marcação. O equatoriano ainda tem muito a evoluir, mas pode ser lapidado com tranquilidade por aqui.

ALEXANDER ARAVENA
Atacante, 21 anos
Chile, Universidad Católica (CHI)

Imagem
Imagem: Divulgação

Atacante completo, que pode jogar pelos lados de campo e também dentro da área, o camisa 18 da Universidad Católica tornou-se um dos principais nomes do futebol chileno nesta temporada e já disputou sete jogos pela seleção principal. Sondado por Benfica e Sunderland, Aravena não deve permanecer por mais muito tempo no seu país-natal. Aqui no Brasil, o Athletico-PR tem discutido a possibilidade de contratá-lo para a próxima temporada.

Continua após a publicidade

KEVIN MIER
Goleiro, 23 anos
Colômbia, Atlético Nacional (COL)

Imagem
Imagem: Getty Images

Tratado há tempos como futuro goleiro titular da Colômbia, vem sendo convocado pela seleção desde junho, mas ainda não teve a oportunidade de disputar alguma partida. E é bem possível que sua estreia aconteça só depois de ele ir embora do seu país. Na janela de julho, Mier quase foi contratado pelo Porto. Agora, é o Cruz Azul, do México, que tem sido apontado como seu provável destino. Ou seja, se algum time brasileiro quiser contratá-lo, é melhor acelerar o passo e fazê-lo quanto antes.

JUAN JOSÉ CÁCERES (PAR)
Lateral direito, 23 anos
Paraguai, Lanús (ARG)

Imagem
Imagem: Norberto Duarte/AFP

Nascido na Argentina, optou por defender o Paraguai, terra dos seus antepassados, e estreou pela seleção em junho. Jogador de uma posição em que os bons nomes não costumam aparecer aos montes, tem contrato com o Racing, mas está emprestado ao Lanús. Seu contrato de cessão possui uma cláusula de compra no valor de US$ 2 milhões (R$ 9,7 milhões). Ou seja, contratar Cáceres não custa tão caro assim.

Continua após a publicidade

JOAO GRIMALDO
Meia-atacante, 20 anos
Peru, Sporting Cristal (PER)

Imagem
Imagem: Reprodução

Apelidado de "Príncipe", já está para completar 100 jogos como profissional apesar da pouca idade. Grimaldo foi a principal peça ofensiva do Sporting Cristal durante a passagem do brasileiro Tiago Nunes pelo clube. E, lá no Peru, já se especula que o treinador pretende trabalhar novamente com o jogador no Botafogo. O meia-atacante também já despertou o interesse do Porto e de clubes menores de Portugal.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes