Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Como CR7 se reinventou aos 38 anos para ser artilheiro do mundo em 2023

Cristiano Ronaldo conseguiu. Aos 38 anos e após ser tratado como um "ex-jogador em atividade" por causa da segunda passagem pelo Manchester United e pelo desempenho abaixo da crítica na Copa do Mundo-2022, o atacante português recuperou o posto de "artilheiro do planeta".

Em 2023, nenhum jogador balançou mais as redes adversárias que o camisa 7 do Al-Nassr. CR7 já soma 40 tentos no ano, um a mais que o astro norueguês Erling Haaland, do Manchester City.

A última vez que Ronaldo encerrou um ano como o goleador máximo do futebol mundial foi quase uma década atrás, lá em 2015, quando marcou 57 vezes. Curiosamente, sua média de gols atual (1,08 por partida) é mais alta do que a da sua aparição anterior no topo do pódio (1,04).

Renascimento na Arábia

Ao deixar a elite europeia para jogar no Oriente Médio, em janeiro, o português passou a enfrentar adversários de um nível técnico mais baixo e encontrou o cenário perfeito para retomar os números dos melhores momentos da sua carreira.

CR7 tem 25 gols em 30 jogos disputados pelo Al-Nassr. Sua média de gols pela equipe saudita (0,83) supera as marcas que obteve na Juventus (0,75) e no Manchester United (0,42) e só fica abaixo do que registrou no Real Madrid (1,03).

Mas o crescimento de Ronaldo nos últimos meses não é reflexo apenas da fraqueza dos seus adversários, mas também do ritmo de jogo que ele conseguiu retomar no futebol asiático.

A prova disso é que, depois de uma Copa em que chegou a perder o posto de titular de Portugal, o atacante voltou a ser inquestionável na seleção e meteu nove gols nos últimos sets jogos.

Corrida pelo milésimo gol

Após fazer as pazes com as redes adversárias, Ronaldo retomou um projeto que até pouco tempo atrás parecia praticamente impossível de ser atingido: a corrida para chegar aos mil gols como profissional.

Continua após a publicidade

O português já soma 859 gols na carreira desde que estreou com a camisa do Sporting, lá em 2002.

Se mantiver uma média de 40/45 gols por temporada a partir de agora, o dono da camisa 7 mais famosa do futebol mundial conseguirá atingir sua meta daqui a três anos e meio. Ou seja, precisará necessariamente de estender sua trajetória nos gramados até o começo de 2027, quando já terá 42 anos.

Artilheiros do mundo em 2023

1 - Cristiano Ronaldo (POR/Al-Nassr): 40 gols
2 - Erling Haaland (NOR/Manchester City): 39 gols
3 - Barnabás Varga (HUN/Ferencváros): 38 gols
4 - Germán Cano (ARG/Fluminense): 36 gols
5 - Harry Kane (ING/Bayern de Munique): 35 gols
Kylian Mbappé (FRA/Paris Saint-Germain): 35 gols
7 - Hugo Cuypers (BEL/Gent): 32 gols
8 - Lautaro Martínez (ARG/Inter de Milão): 31 gols
9 - Karim Benzema (FRA/Al-Ittihad): 29 gols
Victor Osimhen (NIG/Napoli): 29 gols

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do que foi informado em uma versão anterior, Cristiano Ronaldo tem um gol a mais que Haaland, não Mbappé. O erro já foi corrigido.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes