Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que Abel só troca Palmeiras por Inglaterra ou gigantes da Europa?

Colunista do UOL

05/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Abel Ferreira inicia hoje, a partir das 21h30 (de Brasília), contra o Bolívar, em La Paz, sua quarta Copa Libertadores da América no comando do Palmeiras, em meio a questionamentos sobre até quando continuará no comando da equipe paulista.

Campeão de quase tudo que disputou desde que desembarcou no Allianz Parque, em novembro de 2020, o treinador português está cada vez mais na agenda de possíveis contratações de clubes do exterior.

Mas, de acordo com apuração do "Blog do Rafael Reis", não existem tantos times assim que fariam Abel abdicar do que construiu no Palmeiras para dar início a uma nova jornada profissional.

A lista de equipes capazes de seduzir o ex-lateral tem cerca de 30 nomes e é composta basicamente pelos clubes que disputam a Premier League inglesa e aquelas que completam o primeiro escalão do futebol europeu, como Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain e cia.

Há dois motivos principais que explicam essa restrição.

O primeiro é que, em linhas gerais, são esses os clubes financeiramente capazes de dar a Abel um salário maior do que ele recebe no Palmeiras. O português é o treinador mais bem pago da América do Sul e fatura mais que os comandantes de Barça, Napoli e Borussia Dortmund, por exemplo.

Mas e o Al-Nassr (time de Cristiano Ronaldo) e as outras potências econômicas do Oriente Médio? Eles até têm dinheiro suficiente para bancar o português, mas não atendem ao segundo requisito para convencer o treinador a deixar o Brasil: a ambição profissional.

Pelo menos neste momento, Abel não pensa em deixar o Palmeiras para trabalhar em mercados periféricos (ou mesmo em equipes pequenas das maiores ligas da Europa, com exceção da inglesa). Como sua ideia é gravar o nome na lista dos grandes técnicos do planeta, qualquer possível transferência que não encurte esse caminho é vista como um passo para trás.

De acordo com o "De Primeira", programa do UOL Esporte, o comandante alviverde é um dos nomes analisado pela diretoria do Chelsea para suceder o inglês Graham Potter. O português, no entanto, não é o favorito ao cargo, posto que cabe ao alemão Julian Nagelsmann, que acabou de deixar o Bayern de Munique.

Por causa da decisão do Campeonato Paulista, o Palmeiras irá estrear no Grupo C da Libertadores, que conta ainda com a participação de Barcelona de Guayaquil e Cerro Porteño, com uma escalação alternativa, formada quase que exclusivamente por reservas.

A ideia de Abel é preservar os jogadores mais importantes do elenco para o segundo jogo da final, domingo, contra o Água Santa. Como saiu de campo derrotado por 2 a 1 nos primeiros 90 minutos, a equipe alviverde terá de vencer por pelo menos dois gols de diferença para ficar com o título -se ganhar por vantagem mínima, disputará o troféu em cobranças de pênalti.

Com os títulos de Flamengo (2019 e 2022) e Palmeiras (2020 e 2021), a Libertadores vive atualmente a maior hegemonia já construída pelo futebol brasileiro na história da competição, igualando série de 2010 a 2013. A Argentina também já chegou a emendar quatro títulos consecutivos, entre 1967 e 1970 e também de 1972 a 1975.

A terra de Alfredo do Stéfano, Diego Maradona e Lionel Messi continua sendo a maior vencedora do torneio número um do futebol sul-americano. São 25 taças levantadas por clubes do país tricampeão mundial, contra 22 dos seus vizinhos que têm mandado nas edições mais recentes do torneio.

Neste ano, a Libertadores continuará adotando o modelo de decisão em jogo único e com sede pré-definida. A decisão está marcada para o dia 11 de novembro e será jogada no estádio do Maracanã, que já havia sido palco da final de 2020.

Brasileiros na primeira rodada

Ontem - Alianza Lima 0 x 0 Athletico-PR, em Lima (PER)
Ontem - Independiente Medellín 1 x 1 Internacional, em Medellín (COL)
Hoje, às 19h - Aucas x Flamengo, em Quito (EQU)
Hoje, às 21h30 - Sporting Cristal x Fluminense, em Lima (PER)
Hoje, às 21h30 - Bolívar x Palmeiras, em La Paz (BOL)
Amanhã, às 19h - Liverpool x Corinthians, em Montevidéu (URU)
Amanhã, às 19h - Atlético-MG x Libertad, em Belo Horizonte (MG)