Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Das 32 seleções da Copa-2022, só 3 ainda não têm técnico para novo ciclo

Ramon Menezes será o técnico interino da seleção na abertura do ciclo da Copa-2026 - Rafael Ribeiro/CBF
Ramon Menezes será o técnico interino da seleção na abertura do ciclo da Copa-2026 Imagem: Rafael Ribeiro/CBF

Colunista do UOL

20/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pouco mais de três meses depois de ser eliminada pela Croácia da Copa do Mundo do Qatar-2022, a seleção brasileira inicia neste sábado, no amistoso contra Marrocos, seu ciclo de preparação para o próximo Mundial em uma situação bastante atípica.

A CBF ainda não definiu quem será o treinador da equipe nacional mais vitoriosa do planeta durante os três anos e meio até a competição de 2026, que será organizada em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá. Por isso, entregou interinamente o comando do time para Ramón Menezes, o técnico da seleção sub-20.

Das 32 seleções que foram ao Oriente Médio no fim do ano passado para disputar o campeonato de futebol número um do mundo, 18 decidiram manter o mesmo treinador no novo ciclo e 11 já anunciaram seus novos "professores".

Apenas três ainda não conseguiram contratar um profissional para liderar seus jogadores na corrida pelo próximo Mundial. Além do Brasil, EUA e Uruguai estão nesse mesmo barco.

Os norte-americanos, anfitriões da próxima Copa, serão comandados interinamente por Anthony Hudson, que era auxiliar do titular Gregg Berhalter desde 2010, nos jogos contra Granada e El Salvador, válidos pela Liga das Nações da Concacaf.

Já o Uruguai, que optou por dissolver toda a comissão técnica de Diego Alonso após a eliminação na fase de grupos na Copa-2022, terá Marcelo Broli, emprestado da seleção sub-20, no banco de reservas nos amistosos contra Japão e Coreia do Sul.

No caso do Brasil, a indefinição do novo treinador está ligada ao desejo da CBF de substituir Tite por um treinador estrangeiro.

O preferido da entidade para o cargo é o italiano Carlo Ancelotti, vencedor da última Liga dos Campeões e que tem contrato com o Real Madrid até junho de 2024. O órgão, no entanto, acredita que pode convencer o treinador a abdicar do último ano do seu vínculo para assumir a seleção já no segundo semestre, logo após o fim da temporada europeia.

Outros nomes que também têm sido ventilados como candidatos a dirigir o Brasil são os portugueses Jorge Jesus, que deixará o Fenerbahçe em junho, e José Mourinho, da Roma, além do alemão Joachim Löw e do espanhol Luis Enrique, ambos desempregados.

Após a partida contra Marrocos, a seleção deve se reunir novamente em junho para uma nova rodada de amistosos. Os adversários da próxima Data Fifa, no entanto, ainda não foram divulgados.

As eliminatórias sul-americanas para a Copa-2026 começam em setembro. Na primeira rodada dupla do torneio, o time canarinho jogará contra Bolívia (em casa) e Peru (fora).

O próximo Mundial será o primeiro da história com a participação de 48 seleções (16 a mais do que o formato que vinha sendo utilizado desde a França-1998). Com a ampliação no número de países, a América do Sul terá direito a seis vagas diretas e uma para participar da repescagem.

Seleções da Copa-2022 no novo ciclo

Continuam com o mesmo técnico
Alemanha: Hansi Flick
Arábia Saudita: Hervé Renard
Argentina: Lionel Scaloni
Austrália: Graham Arnold
Camarões: Rigobert Song
Canadá: John Herdman
Costa Rica: Luis Fernando Suárez
Croácia: Zlatko Dalic
Dinamarca: Kasper Hjulmand
França: Didier Deschamps
Gales: Robert Page
Inglaterra: Gareth Southgate
Japão: Hajime Moriyasu
Marrocos: Walid Regragui
Senegal: Aliou Cissé
Sérvia: Dragan Stojkovic
Suíça: Murat Yakin
Tunísia: Jalel Kadri

Mudaram de técnico
Bélgica: Domenico Tedesco
Coreia do Sul: Jürgen Klinsmann
Equador: Félix Sánchez
Espanha: Luis de la Fuente
Gana: Chris Hughton
Holanda: Ronald Koeman
Irã: Amir Ghalenoei
México: Diego Cocca
Polônia: Fernando Santos
Portugal: Roberto Martínez
Qatar: Carlos Queiroz

Estão com técnico interino
Brasil: Ramón Menezes
EUA: Anthony Hudson
Uruguai: Marcelo Broli