Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 sul-americanos com contrato no fim que já podem assinar com seu time

James Rodríguez está no último semestre de contrato com o Olympiacos (GRE) - Getty Images
James Rodríguez está no último semestre de contrato com o Olympiacos (GRE) Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

23/02/2023 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A escassez de reforços de peso nos principais clubes brasileiros nesta primeira parte da temporada 2023 é uma mostra de como o dinheiro para investir em reforços não anda tão farto por aqui.

Até por isso jogadores que estão em fim de contrato acabam se tornando opção mais vantajosa para os times do futebol pentacampeão mundial. Afinal, ainda que alguns deles tenham salários altíssimos, pelo menos não se precisa gastar com a compra dos direitos econômicos.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete atletas sul-americanos famosos cujos contratos terminam em junho e que podem fazer os torcedores brasileiros sonharem alto. Esses candidatos a reforços já estão livres para assinar pré-contrato com novos times e completar as transferências "gratuitamente" no meio do ano.

JAMES RODRÍGUEZ
Meia-atacante
Colombiano
31 anos
Olympiacos (GRE)

Esse é daqueles reforços com quem, até alguns anos atrás, o torcedor brasileiro não tinha nem o direito de sonhar. O camisa 10 da seleção colombiana já foi jogador do Real Madrid, passou pelo Bayern de Munique e esteve na Premier League inglesa (defendendo o Everton) ao longo da temporada 2020/21. Mas o declínio da carreira de James fez do meia-atacante um alvo não mais tão irreal assim para os principais clubes do futebol pentacampeão mundial. Aos 31 anos e de volta à Europa depois de um ano jogando no Qatar, ele tem tido uma temporada apenas mediana no Olympiacos (cinco gols e cinco assistências em 17 partidas). Por isso, não é tão garantido assim que o clube grego lhe ofereça uma proposta vantajosa de renovação contratual que o faça nem considerar uma transferência ao Brasil.

YERRY MINA
Zagueiro
Colombiano
28 anos
Everton (ING)

Mina marcou o gol da vitória do Everton sobre o Arsenal - CLIVE BRUNSKILL/AFP - CLIVE BRUNSKILL/AFP
Imagem: CLIVE BRUNSKILL/AFP

Essa é uma situação que interessa bastante a clubes brasileiros. Afinal, o defensor colombiano já foi testado por aqui: teve uma grande passagem pelo Palmeiras entre 2016 e 2017. Não à toa, torcedores alviverdes (e também de outras equipes do país pentacampeão mundial, como o Atlético-MG) estão esperançosos com a possibilidade de Mina não renovar contrato com o Everton e resolver retornar para a América do Sul no segundo semestre. Aos 28 anos, o zagueiro não vive um momento nada agradável na Inglaterra e gastou boa parte da primeira metade da temporada recuperando-se de uma grave lesão de tornozelo. Depois que voltou a ficar à disposição, passou a ser utilizado como opção de banco. Por isso, soma só quatro jogos e 326 minutos de futebol na temporada.

ENNER VALENCIA
Atacante
Equatoriano
33 anos
Fenerbahce (TUR)

Enner Valencia, atacante do Equador, comemora seu gol na partida de abertura da Copa, contra o Qatar - Harry Langer/Getty - Harry Langer/Getty
Imagem: Harry Langer/Getty

Autor de três gols na Copa do Mundo do Qatar-2022 e um dos principais destaques da primeira fase da competição, o atacante até já definiu seu futuro e será jogador do Internacional no segundo semestre. A assinatura do pré-contrato que trará Enner Valencia de volta ao futebol sul-americano, no entanto, ainda não foi confirmada oficialmente por nenhuma das partes envolvidas no negócio. Apesar de já ter 33 anos, o centroavante vive seu apogeu físico e técnico. Nesta temporada do Campeonato Turco, tem mais gols (20) que jogos (18) pelo Fenerbahce. Não à toa, ocupa a quinta colocação na Chuteira de Ouro, prêmio concedido ao artilheiro máximo das ligas nacionais da Europa na temporada. Com 30 pontos, o astro equatoriano aparece empatado com Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) e Robert Lewandowski (Barcelona).

NICOLÁS OTAMENDI
Zagueiro
Argentino
35 anos
Benfica (POR)

Otamendi é titular absoluto do Benfica - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Capitão do Benfica, o veterano zagueiro viveu no fim do ano passado o momento mais importante da sua carreira ao participar (como titular em todas as partidas) da campanha do tricampeonato mundial da seleção argentina. Realizado profissionalmente e já com 35 anos, Otamendi não tem dado indícios de que pretende renovar contrato com o clube português e estender sua permanência na Europa. Mesmo com esse desejo, contratar o defensor não será tarefa nada simples, já que sua contratação tem sido tratada como prioridade número um do River Plate para o segundo semestre. Mas, caso algum clube brasileiro vença a concorrência com o gigante argentino e traga Otamendi ao país, o jogador terá sua segunda passagem pelo futebol nacional. Em 2014, ainda não tão consagrado assim no cenário internacional, ele passou seis meses no Atlético-MG.

MANUEL LANZINI
Meia-atacante
Argentino
30 anos
West Ham (ING)

Lanzini e seu motorista estão bem - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Assim como Otamendi, o camisa 10 do West Ham também já jogou no Brasil. No comecinho da carreira, Lanzini brilhou defendendo o Fluminense e até participou da campanha de título da Série A conquistado pelo clube 2012. Depois, o meia-atacante construiu uma carreira das mais sólidas no Campeonato Inglês e já soma mais de 200 partidas pelo tradicional West Ham. Só que o jogador perdeu espaço no time londrino nesta temporada e não saiu do banco nas últimas nove rodadas. Sem muita expectativa de renovar contrato na Inglaterra, Lanzini sabe que tem mercado aberto aqui na América do Sul, onde ainda pode jogar em alto nível por mais um bom tempo. Da mesma forma que tem feito com Otamendi, o River Plate também tem acompanhado de perto sua situação. Aqui no Brasil, seu nome chegou a ser ventilado como possível reforço do Palmeiras para esta temporada.

GARY MEDEL
Volante
Chileno
35 anos
Bologna (ITA)

Gary Medel (Bologna) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Um dos últimos remanescentes da "geração de ouro" do Chile que continua atuando no primeiro escalão do futebol europeu, o veterano já não é mais tão essencial assim para o Bologna e, desde que sofreu uma lesão muscular na virada do ano, tem sido deixado como opção para o segundo tempo na maioria das partidas. Com esse novo status, é pouco provável que o clube italiano faça questão de renovar seu contrato. Mesmo com essa queda de desempenho, Medel ainda continua sendo um marcador implacável e pode ser útil para vários times importantes do cenário sul-americano. Na temporada passada, ele chegou a ser sondado por Universidad Católica e Boca Juniors, mas preferiu estender um pouco mais sua permanência na Europa.

MATEUS URIBE
Volante
Colombiano
31 anos
Porto (POR)

Mateus Uribe (Porto) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Apesar de titular absoluto do meio-campo do Porto (começou jogando em 20 das 21 rodadas do Campeonato Português e só não foi escalado na última por conta de problemas médicos), o volante ainda não definiu qual será o próximo passo da sua carreira. Continuar no estádio do Dragão é uma opção que certamente está sendo considerada por sua equipe de empresários. Mas Uribe sabe que, por já ter virado "trintão", a possibilidade de descolar um contrato de mais longa duração (acima de três temporadas) é bem maior aqui na América do Sul. Por isso, caso pense na sua segurança profissional, o volante colombiano pode considerar uma boa a ideia de cruzar de volta o Oceano Atlântico.