Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que Pogba já tem sido visto como pior reforço da história do Italiano?

Paul Pogba se machucou durante pré-temporada e ainda não estreou pela Juve - Getty Images
Paul Pogba se machucou durante pré-temporada e ainda não estreou pela Juve Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

22/02/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Por onde anda Paul Pogba? Essa é a pergunta do momento no futebol italiano.

Recontratado no começo da temporada com status de principal reforço da Juventus para a disputa das competições de 2022/23, o meio-campista francês ainda não foi a campo, nem tem data prevista para estreia.

Não à toa, o camisa 10 já vem sendo tratado pela imprensa e por torcedores como uma das piores (se não a pior) contratação da história do Calcio.

A última partida oficial de Pogba foi disputada no dia 19 de abril do ano passado. Na ocasião, o então jogador do Manchester United ficou em campo durante somente dez minutos na derrota por 4 a 0 no clássico com o Liverpool.

Substituído por causa de uma lesão muscular, o francês ficou no departamento médico até o fim do seu contrato na Inglaterra. E em julho, quando assinou com a Juventus, clube onde já havia atuado entre 2012 e 2016, estava pronto para retomar as atividades.

Só que, logo no começo da pré-temporada, o meio-campista sofreu uma lesão no menisco lateral do joelho direito.

Desde o começo, a recomendação da equipe médica da Velha Senhora sempre foi clara: o caso era cirúrgico, e o francês precisaria passar por uma operação para a reconstrução da área danificada.

Mas Pogba bateu o pé e ignorou esse diagnóstico. Para tentar participar da Copa do Mundo do Qatar-2022, optou por um tratamento conservador e se recusou a passar pela cirurgia. Pelo menos, naquele momento.

O problema é que as sessões de fisioterapia às quais foi submetido não foram suficientes para reparar o dano provocado pela lesão. Em setembro, dois meses antes do Mundial, ele jogou a toalha e aceitou a intervenção cirúrgica.

Pogba passou quatro meses se recuperando da cirurgia e chegou a ser relacionado para a partida contra o Monza, no fim de janeiro. Depois desse jogo (em que não saiu do banco), a Juve já teve mais três compromissos, mas o francês não deu mais as caras em virtude de uma lesão sobre a qual o clube não deu detalhes até o momento.

Na Itália, já se especula que o camisa 10 nem mesmo fará sua reestreia oficial pela equipe de Turim, uma vez que deve ser liberado ao término da temporada para buscar um novo clube para retomar a carreira.

Como foi punida com a perda de 15 pontos nesta edição do Campeonato Italiano devido a uma fraude fiscal e tem chances mínimas de disputar a próxima Liga dos Campeões da Europa, a Juventus planeja fazer uma reformulação completa do seu elenco na janela de transferências de julho/agosto.

A ideia principal é enxugar bastante a folha de pagamento do clube e se livrar de medalhões que ganhem muito e produzam pouco dentro de campo. O salário do francês, na casa de 9 milhões de euros por ano (R$ 50 milhões), é um desses casos em que a relação de custo-benefício não fecha.

Ainda que a vaga na Champions via campeonato nacional tenha se tornado um objetivo praticamente impossível por causa da punição recebida, a Juventus ainda tenta se classificar para alguma competição europeia da próxima temporada.

O time de Pogba ocupa a sétima colocação no Italiano, com 32 pontos, nove a menos que a Atalanta, sexta, que é a dona momentânea da vaga do Calcio na Conference League. Restam ainda 15 rodadas para se tirar essa diferença.

Após três vitórias consecutivas na Serie A (contra Salernitana, Fiorentina e Spezia), os bianconeri jogarão novamente pela competição na terça-feira, quando terão pela frente o dérbi contra o Torino. Antes, enfrentam o Nantes, amanhã, pelos mata-matas da Liga Europa.

Como empatou por 1 a 1 no jogo de ida, na Itália, a Juve precisa sair vitoriosa da França para continuar viva no torneio. Em caso de um novo empate, a definição do classificado irá para a prorrogação e, caso necessário, para os pênaltis.