Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

5 artilheiros do futebol sul-americano para seu time contratar em 2023

Mateo Retegui marcou 19 gols pelo Tigre no último Campeonato Argentino - CA Tigres/Divulgação
Mateo Retegui marcou 19 gols pelo Tigre no último Campeonato Argentino Imagem: CA Tigres/Divulgação

04/01/2023 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O argentino Germán Cano, do Fluminense, foi o artilheiro do último Campeonato Brasileiro, com 26 gols, maior marca atingida por qualquer jogador na competição em quase duas décadas (para ser mais preciso, desde 2004, quando Washington meteu 34 bolas nas redes).

Antes de vir ao país pentacampeão mundial para jogar no Vasco, em 2020, o centroavante já havia sido o goleador máximo do futebol colombiano com o Independiente Medellín em seis oportunidades (lá, são jogadas duas edições da liga nacional por ano).

O caso de Cano mostra como garimpar artilheiros que estão se destacando no cenário sul-americano pode ser uma saída bastante eficaz (e relativamente barata) para driblar a escassez de camisas 9 que aflige os nossos clubes.

Para dar uma forcinha aos dirigentes brasileiros, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco goleadores do futebol da América do Sul no ano passado que poderiam ser reforços interessantes aos clubes nacionais neste novo ano.

MATEO RETEGUI
Atacante
23 anos
Argentino
Tigre (ARG)

Formado nas categorias de base do Boca Juniors, o centroavante nunca foi tratado como uma opção real para o elenco xeneize e está no seu terceiro empréstimo para ganhar experiência em outros clubes. Depois de passar sem causar muito impacto por Estudiantes e Talleres, Retegui desabrochou no Tigre, mostrou ser um camisa 9 de respeito (tem 1,86 m e ótima presença de área) e marcou 19 gols no último Campeonato Argentino. Com isso, o Boca cresceu o olho com a possibilidade de ganhar um bom dinheiro com o jogador. A equipe que quiser contratá-lo, no entanto, terá chegar a um acordo com a equipe da Bombonera, dona dos diretos econômicos do atacante, e também com Tigre, para onde ele continua emprestado até o fim de 2023. Atlético-MG e Grêmio já foram apontados como interessados em entrar nessa negociação com três partes.

LORENZO MELGAREJO
Atacante
32 anos
Paraguaio
Libertad (PAR)

Lorenzo Melgarejo, atacante do Libertad - Divulgação/Twitter oficial do Libertad - Divulgação/Twitter oficial do Libertad
Imagem: Divulgação/Twitter oficial do Libertad

Experiência internacional não falta ao goleador do Campeonato Paraguaio no ano passado. Melgarejo jogou no Benfica, esteve durante sete temporadas na Rússia (Kuban Krasnodar e Spartak Moscou) e teve uma rápida passagem pela Argentina. Desde que acetou sua volta para casa, em julho de 2021, para vestir as cores do Libertad, o atacante entrou na fase mais goleadora da sua carreira. Já são 30 bolas nas redes em 67 partidas pela equipe alvinegra. Apesar de originalmente ser um homem de lado de campo (preferencialmente pela esquerda), Melgarejo tem se aperfeiçoado a jogar por dentro e pode ser uma opção interessante para times que optam por armar um ataque com mais mobilidade.

FERNANDO ZAMPEDRI
Atacante
34 anos
Argentino
Universidad Católica (CHI)

Fernando Zampedri é o homem-gol da Universidad Católica - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Será que é bom negócio investir em um jogador de 34 anos? No caso de Zampedri, a resposta para essa pergunta tende a ser positiva. Afinal, apesar da idade já um tanto quanto elevada, o centroavante vive a melhor fase da sua carreira. O argentino foi o artilheiro das últimas três edições do Campeonato Chileno e já passou da marca de 80 gols marcados pela Universidad Católica, time que defende desde 2020. Ou seja, consistência tem sido seu ponto forte. Internacional e Ceará já estiveram ligados a rumores envolvendo Zampedri. Mas, as negociações com os dois clubes não evoluíram.

BERNARDO CUESTA
Atacante
34 anos
Argentino
Melgar (PER)

Bernardo Cuesta, do Melgar, comemora gol contra o Deportivo Cali pela Copa Sul-Americana - Diego Ramos / AFP - Diego Ramos / AFP
Imagem: Diego Ramos / AFP

Esta é uma opção mais barata e acessível até mesmo para times da segunda divisão nacional. Cuesta foi o grande nome do futebol peruano na temporada passada. O já veterano atacante argentino, que no passado jogou até mesmo na Tailândia, foi o artilheiro da Copa Sul-Americana, com oito gols, e conseguiu carregar o modesto Melgar até as semifinais do torneio, com direito a uma eliminação do Internacional pelo caminho. Apesar de ter mais dois anos de contrato no Peru e ser ídolo por lá, o camisa 9 provavelmente não recusaria uma proposta vinda do Brasil, onde teria a melhor oportunidade profissional da sua vida.

LEONARDO CASTRO
Atacante
30 anos
Colombiano
Millonarios (COL)

Leonardo Castro (Deportivo Pereira) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A mais recente edição do Campeonato Colombiano terminou com um campeão inédito, o Deportivo Pereira. Boa parte da responsabilidade por essa conquista histórica pode ser depositada nas costas de Leonardo Castro, autor de 15 dos 40 gols anotados pela equipe e artilheiro da competição. O atacante, que nunca havia tido tanto destaque anteriormente, aproveitou o sucesso para logo assinar com o Millonarios, um dos clubes mais tradicionais da Colômbia. Mas nada impede que ele seja vendido já nas próximas semanas, principalmente porque a equipe de Medellín não precisou pagar por seus direitos econômicos e pode aproveitar a oportunidade para fazer um "dinheiro fácil".