Topo

Rafael Reis

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sucesso na França, ex-Flu quer ser zebra em convocação de duas seleções

Caio Henrique durante jogo do Monaco - Quality Sports Image
Caio Henrique durante jogo do Monaco Imagem: Quality Sports Image

31/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Destaque do Monaco há duas temporadas e meia, Caio Henrique ainda não teve o prazer de jogar por uma seleção adulta. Mesmo assim, ainda vive a esperança de uma surpresa que o leve para a Copa do Mundo-2022.

E o jogador, que ficou famoso no Brasil defendendo as cores de Grêmio e Fluminense, não tem apenas uma, mas duas cartas na manga para, de última hora, descolar uma viagem rumo ao Qatar.

O lateral esquerdo pode ser convocado tanto pela seleção brasileira, equipe do país onde nasceu e que já defendeu nas categorias sub-20 e sub-23 (participou do último Pré-Olímpico), quanto pela Espanha.

Caio Henrique fez a parte final da sua formação como atleta na base do Atlético de Madri, foi contratado do clube colchonero durante quatro anos e recebeu a cidadania espanhola em 2020.

Uma possível ida do camisa 12 do Monaco para a "Roja" começou a ser sondada pela imprensa espanhola no mês passado. Apesar de não ter sido chamado por Luis Enrique para a última Data Fifa pré-Copa, o atleta ainda tem a esperança de uma convocação surpresa.

Brasil e Espanha já enviaram à Fifa suas relações iniciais com 55 jogadores pré-convocados para o Mundial do Qatar. É dessas listas que sairão os atletas realmente inscritos no torneio. No entanto, por opção das suas comissões técnicas, esses esboços não foram divulgados à imprensa.

Caio Henrique é hoje um dos jogadores de defesa mais badalados do futebol francês. Apesar de o Monaco estar longe de viver seus melhores dias, o lateral esquerdo tem conseguido se destacar e chamar a atenção de clubes de outros países, como a Inglaterra.

O brasileiro já rompeu a barreira das 100 partidas pela equipe monegasca e distribuiu 23 assistências no período. Nesta temporada, é ele o jogador que mais deu passes para gol no seu time (cinco).

Das convocações aguardas por Caio Henrique, a primeira a ser divulgada será a brasileira. Tite anunciará na próxima segunda-feira (7 de novembro) os 26 jogadores que estrearão no Mundial contra a Sérvia, no dia 24, no estádio Iconic, de Lusail, e que ainda enfrentarão Suíça e Camarões ao longo da primeira fase.

Já a Espanha, que larga na competição contra a Costa Rica, um dia antes dos pentacampeões mundiais, só divulgará sua relação final em 11 de novembro. Integrantes do Grupo E, os campeões de 2010 também medirão forças com Alemanha e Japão em busca de vaga para as oitavas de final.

A Copa do Mundo será a primeira disputada no Oriente Médio e contará com a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e será baixa.

O torneio será disputado fora do seu período habitual por causa do calor que faz no país-sede no meio do ano, o auge do verão no Hemisfério Norte. Por isso, começará em 20 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizada por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.