Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Coutinho perde fôlego na Inglaterra, vira banco e fica mais longe da Copa

Philippe Coutinho ainda não fez gol e nem deu assistência nesta temporada - Getty Images
Philippe Coutinho ainda não fez gol e nem deu assistência nesta temporada Imagem: Getty Images

11/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A ausência de Philippe Coutinho da convocação da seleção brasileira para os amistosos contra Gana e Tunísia, no fim do mês, na França, a última antes da divulgação da lista definitiva para a Copa do Mundo, é uma espécie de sinal de alerta para o jogador.

Ao contrário de Gabriel Jesus, que também ficou de fora para que Tite possa observar outras opções para posição, o meio-campista de 30 anos corre risco real de perder seu passaporte para o Qatar-2022.

É que, depois de um início fulminante no Aston Villa e de passar a impressão que havia recuperado o futebol dos seus melhores dias no Liverpool, Coutinho voltou a produzir pouco em campo neste começo de temporada.

Nas seis primeiras rodadas do Campeonato Inglês e na fase inaugural da Copa da Liga, o camisa 23 do Villa não participou ativamente de nenhuma jogada que terminou com a bola balançando as redes adversárias.

Para ser ainda mais crítico, a última vez que Coutinho anotou um gol pelo time de Birmingham foi em 22 de maio (derrota por 3 a 2 para o Manchester City). Já sua assistência mais recente está ainda mais distante, foi dada na goleada por 4 a 0 sobre o Southampton, em 5 de março.

O técnico Steven Gerrard já notou a queda de rendimento do brasileiro. O meia perdeu o posto de titular incontestável que possuía desde que chegou à Inglaterra, no começo do ano, e foi reserva em três das últimas quatro partidas da Premier League.

A preocupação no Villa é que Coutinho esteja retornando à péssima fase que viveu durante os quatro anos em que foi jogador do Barcelona, seu último clube antes da transferência para a Inglaterra.

Reforço mais caro da história culé, o meia foi também uma das maiores decepções que o Barça já viveu. Reserva na maior parte do tempo e nada decisivo, ele foi embora do Camp Nou sob pesadas críticas de torcedores e jornalistas.

O alento é que Coutinho voltou fisicamente mal das férias e não conseguiu recuperar sua melhor forma durante a pré-temporada. Por isso, tem sofrido com câimbras e desgaste acima para o normal.

Ou seja, ainda há a esperança de que, voltando a estar no melhor da sua forma física, ele consiga retomar pelo menos um pouco do seu futebol. Resta saber se o Villa (que ocupa apenas a 17ª colocação no Inglês) e Tite poderão se dar ao luxo de esperar que essa reviravolta aconteça.

Líder do ranking da Fifa e novamente credenciada como uma das favoritas ao título, a seleção encerra sua preparação para a Copa-2022 com os amistosos contra Gana, em 27 de setembro, em Le Havre, e Tunísia, quatro dias mais tarde, no Parc des Princes, em Paris.

A estreia do Brasil no Mundial está marcada para o dia 24 de novembro, contra a Sérvia, em Lusail. Cabeça de chave do Grupo G, a equipe canarinho enfrentará também Suíça e Camarões na primeira fase.

A Copa do Qatar será disputada fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, começará em 20 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizada por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.