Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Cinco brasileiros com futuro indefinido na Europa para seu time repatriar

Rafinha está no PSG desde 2020, mas é pouco aproveitado - Aurelien Meunier/Getty Images
Rafinha está no PSG desde 2020, mas é pouco aproveitado Imagem: Aurelien Meunier/Getty Images

30/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A temporada 2022/23 já está começando. Mesmo assim, ainda há vários jogadores brasileiros que não sabem qual camisa irão vestir nas competições que serão disputadas ao longo dos próximos meses.

É claro que existem aqueles atletas que estão em alta no cenário internacional, como o meia-atacante Lucas Paquetá (Lyon), e que por isso despertam o interesse de outros clubes. Esses estão à espera da definição se serão vendidos ou não.

Mas há também os compatriotas de Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho que não estão em situação tão confortável assim nas equipes que defendem atualmente e que têm em uma possível volta ao Brasil um cenário interessante para reerguer a carreira.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco nomes que estão vivendo exatamente essa situação. Será que algum deles ainda retorna ao futebol nacional na atual janela de transferências?

RAFINHA
Meia
29 anos
Brasileiro
Paris Saint-Germain (FRA)

O irmão de Thiago Alcântara tem contrato com o PSG desde 2020. Mesmo assim, ainda não completou nem 2 mil minutos de futebol pela equipe francesa. No último semestre, para não perder completamente o ritmo de jogo, foi emprestado para a Real Sociedad. E nada indica que, nesta temporada, Rafinha terá um destino muito diferente. O meio-campista está tão fora dos planos do técnico Christophe Galtier que nem foi relacionado para a pré-temporada que Neymar, Messi, Mbappé e cia. fizeram no Japão. Recentemente, até surgiram rumores de que o Flamengo estaria pensando em repatriá-lo. As conversas com o clube rubro-negro não evoluíram, mas outros times brasileiros podem aproveitar a deixa para tentar trazer o meia para o lado de cá do Oceano Atlântico, com um novo empréstimo ou mesmo comprando seus direitos econômicos, que já não custam tão caro assim.

O PSG ofereceu o jogador para alguns clubes brasileiros e pediu 5 milhões de euros (R$ 26,5 milhões, na cotação atual) para fechar negócio.

NETO
Goleiro
33 anos
Brasileiro
Barcelona (ESP)

Neto, goleiro do Barcelona - Alex Caparros/Getty Images - Alex Caparros/Getty Images
Imagem: Alex Caparros/Getty Images

Até pouco tempo atrás, o jogador revelado pelo Athletico-PR era visto como um candidato natural ao posto de terceiro goleiro da seleção. Mas os três anos em que ficou praticamente esquecido no banco de reservas do Barcelona minaram qualquer possibilidade de Neto ir para a Copa do Mundo do Qatar-2022. Agora, o camisa 13 do clube catalão vive um momento decisivo para o futuro da sua carreira. O Barça não faz mais nenhuma questão de mantê-lo no elenco e o liberou para se transferir para uma outra equipe. Neto tem a opção de continuar na Europa e atuar em uma equipe menor (como o Fulham, um dos interessados em contratá-lo) ou voltar para o Brasil e descolar uma vaga em clube capaz de lhe dar títulos e recolocá-lo como candidato a jogar na seleção.

REINIER
Meia-atacante
20 anos
Brasileiro
Real Madrid (ESP)

Reinier, jogador do Borussia Dortmund - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Contratado pelo Real em 2020, foi cedido ao Borussia Dortmund por duas temporadas com a intenção de experiência europeia antes de retornar ao gigante espanhol. Mas o plano do atual vencedor da Liga dos Campeões deu muito errado. Reinier pouco jogou na Alemanha e, mesmo quando aproveitado, normalmente só participava dos minutos finais das partidas. Por isso, não existe nenhuma chance de ele ser incorporado ao elenco do Real nesta temporada e nem há uma lista extensa de clubes interessados em contratá-lo por empréstimo. A imprensa espanhola tem noticiado que uma dessas poucas equipes dispostas a lhe dar espaço é o Valladolid, que é propriedade de Ronaldo Fenômeno. Mas, entre jogar em um time que provavelmente vai lutar contra o rebaixamento na Espanha ou defender um candidato a título no Brasil, qual é uma opção melhor?

WALACE
Volante
27 anos
Brasileiro
Udinese (ITA)

Flamengo negocia com a Udinese por Walace - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

De todos os integrantes desta lista, o volante que começou a carreira no Grêmio e foi campeão olímpico com a seleção sub-23 nos Jogos do Rio-2016 é o único que não está mal no seu clube. Walace foi titular da Udinese durante toda a temporada passada. Só que o jogador de 27 anos foi picado pela mosquinha da possibilidade de voltar ao Brasil depois que o Flamengo procurou o time italiano para conversar sobre essa possibilidade. No fim das contas, o clube rubro-negro acabou escolhendo outra opção para o setor (o chileno Erick Pulgar). Mesmo assim, deixou as portas abertas para que algum dos seus maiores rivais pela hegemonia no futebol nacional vá à Itália atrás de Walace.

PAULINHO
Atacante
22 anos
Brasileiro
Bayer Leverkusen (ALE)

Desde que chegou ao Bayer Leverkusen, Paulinho só conseguiu atuar em 45 partidas - TF-Images/Getty Images - TF-Images/Getty Images
Imagem: TF-Images/Getty Images

Tratado como a resposta vascaína a Vinícius Júnior quando o hoje astro do Real Madrid despontou no Flamengo, o atacante mudou-se para a Alemanha logo que completou 18 anos (idade mínima para se transferir à Europa). O problema é que, até hoje, Paulinho não conseguiu "explodir" no Bayer Leverkusen. Cansado com essa situação, começou a ser sondado por clubes brasileiros neste ano. Vasco e Botafogo foram os primeiros times a procurá-lo, mas não houve avanços significativos nesses contatos. Agora, Paulinho vem sendo apontado como possível reforço do Atlético-MG. Como só tem mais um ano de contrato com o Leverkusen, a tendência é que a equipe alemã não peça valores tão altos assim para liberá-lo (já que pode vê-lo ir embora de graça daqui em junho de 2023).